“Desde maio deste ano foram muitas as iniciativas e eventos que o Município das Caldas da Rainha promoveu em memória de Leonor de Lencastre. Entre exposições, conferências, oficinas criativas e congressos, 2025 foi um ano dedicado à nossa Rainha”, indica a Câmara.
“Hoje, com olhos no futuro, o Município das Caldas da Rainha repensa a forma como olhamos para as nossas águas – não apenas como nascente de saúde e bem-estar, mas também como motor de cultura, criatividade e turismo. Neste sentido, está a ser desenvolvido um projeto patrimonial interpretativo, que valoriza a identidade termal da cidade e cria um elo vivo entre o que fomos, o que somos e o que seremos. Este projeto reúne as equipas municipais das Termas, do Turismo, da Cultura e da Comunicação, em colaboração com especialistas em antropologia, património cultural e museografia. A conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2026”, adianta a autarquia.
Para encerrar as atividades do Programa Evocativo dos Cinco Séculos de Legado da Rainha Dona Leonor, no dia 29 de novembro, o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha receberá o Congresso Internacional “O Mecenato da Rainha Dona Leonor – Arte, Poder e Devoção no V Centenário da sua morte”.
“Muitos historiadores consideram-na a mulher com mais ação meritória na História de Portugal. Mas ninguém lhe deve tanto como os caldenses”, sublinha Fernando Costa.









