O Jubileu da Missão trouxe uma variedade de atividades espirituais, culturais e sociais, distribuídas por locais emblemáticos da cidade, como a Igreja Paroquial, o Parque D. Carlos I, a Rua das Montras e o Centro de Saúde no antigo Externato Ramalho Ortigão.
Organizado pela Vigararia Caldas da Rainha–Peniche, com o apoio da Câmara Municipal das Caldas e de várias entidades locais, o evento proporcionou uma oportunidade para “reavivar a fé e aproximar a igreja da comunidade”.
Em declarações ao Jornal das Caldas, o padre João Sobreiro (pároco) da paróquia das Caldas da Rainha explicou que “estamos no Ano Jubilar católico, que nos convida a renovar a fé. Uma das formas de a renovar é partilhá-la com outros que estejam disponíveis”.
“O nosso patriarca, Dom Rui Valério, desafiou todas as vigararias a organizar uma semana de missão. Isto significa levar a igreja para fora de portas, chegando também a quem está mais afastado”, disse.
O padre acrescentou que a escolha das Caldas da Rainha como sede das atividades se deve à sua posição central na Vigararia. “A nossa missão é levar aos irmãos a Boa Nova do Evangelho”, referiu.
Durante a semana, foram criados dois espaços na Rua Dr. Miguel Bombarda, uma zona central e de grande passagem, dedicados à oração, meditação e atendimento espiritual, que atraíram dezenas de participantes. “Temos duas tendas nesta rua central. Uma delas é o espaço de Adoração do Santíssimo, onde as pessoas podem rezar, estar em silêncio e meditar com Jesus. Ao lado, numa outra tenda, funciona o atendimento espiritual, para conversa, confissão ou qualquer outro tipo de apoio que seja necessário”, explicou o padre João Sobreiro.
O programa contou ainda com meditações em inglês, ucraniano e francês e workshops para casais e famílias.
Mais de 400 crianças da catequese participaram no lançamento de balões pela paz, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Foi instalada, no Céu de Vidro, a Exposição sobre as Obras de Misericórdia, com apresentações ou testemunhos, desde o exemplo da Rainha D. Leonor, passando pelos Guias de S. Lourenço, Escuteiros e Visitadores do Estabelecimento Prisional.
Foi realizada uma Vigília de Oração pelas Vocações Sacerdotais, presidida por D. Nuno Isidro, bispo auxiliar de Lisboa e responsável pela Região Pastoral do Oeste, acompanhado de seminaristas e formadores do Seminário de Caparide (Ano Propedêutico).
O Centro Cultural e de Congressos recebeu a projeção do filme “Dos homens e dos deuses” seguida de uma pequena conversa e reflexão moderada por Zita Seabra. O Centro Pastoral foi palco de um espetáculo de Stand-up Comedy, por Nuno Cocharro, também professor de EMRC, com o título “Catequese para Adultos”.
A semana missionária culminou com uma missa presidida por D. Nuno Isidro, bispo auxiliar de Lisboa e responsável pela região Pastoral do Oeste, que abrange Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Torres Vedras e Mafra. Esta celebração que recebeu cerca de 700 pessoas foi a única a envolver todas as vigararias da região, enquanto as restantes atividades decorreram sob programação própria da Vigararia Caldas da Rainha-Peniche. A missa foi animada pelos coros da Paróquia de Alvorninha e de Caldas da Rainha.
A Semana Missionária demonstrou como a fé “pode unir a comunidade, trazendo à cidade momentos de reflexão, encontro e celebração, reforçando laços espirituais e sociais”, disse, o padre, João Sobreiro.










