O menor assaltado encontrava-se junto ao Parque Municipal Coronel Jaime Filipe da Fonseca, também conhecido como “Parque do Avião”, pelas seis da tarde do feriado de 25 de abril, quando foi abordado por três jovens, que “desferiram vários golpes com recurso a armas brancas e subtraíram-lhe um casaco, um telemóvel e uma bolsa a tiracolo”, relatou a PSP.
Esfaqueado na axila, o adolescente foi transportado para o Hospital de Santo André, em Leiria, não correndo risco de vida.
A PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, em articulação com o titular do inquérito (Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria), analisou imagens de videovigilância e ouviu testemunhas. A prova recolhida permitiu a emissão de dois mandados de detenção fora de flagrante delito e o cumprimento de duas buscas domiciliárias em Peniche, no dia 10 de julho, pelas sete da manhã.
Na ocasião foram detidos dois jovens, de 19 e 20 anos. Foi apreendido vestuário usado na altura do crime, uma catana, uma faca de cozinha e outra contendo resíduos de produto estupefaciente, 81 gramas de haxixe, 71 gramas de liamba e vários materiais relacionados com o tráfico de estupefacientes, para além de um passa-montanhas (frequentemente utilizado nestes casos para tapar a cara).
Após terem sido presentes a primeiro interrogatório judicial receberam medidas de coação: ao suspeito de 19 anos a proibição de contato com a vítima por qualquer meio, bem como proibição de se ausentar do concelho de Peniche. Ao suspeito de 20 anos a obrigação de permanência na habitação utilizando meios técnicos de controlo à distância (pulseira eletrónica) para a fiscalização do cumprimento da medida.
A investigação prosseguiu para detetar o terceiro suspeito, de 17 anos, o que aconteceu no dia 1 de outubro. Da busca domiciliária realizada foram apreendidos 67,61 gramas de haxixe, uma balança de precisão, vários sacos transparentes de tamanho reduzido para acondicionar a droga e 115 euros.
Presente no dia seguinte a primeiro interrogatório judicial, saiu em liberdade, ficando proibido de contatar com a vítima por qualquer meio, bem como recebendo a interdição de se ausentar do concelho de Peniche.










