“A Colónia”, peça encenada por Marco Martins, conquistou o Globo de Ouro de Melhor Espetáculo na categoria de Teatro.
Partindo de uma investigação da jornalista Joana Pereira Bastos publicada na revista do Expresso em 2021 e de documentos históricos e testemunhos do elenco, “A Colónia” foi criada no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e teve uma longa temporada na Culturgest, em Lisboa, tendo passado, também, pelo Teatro Nacional São João, no Porto.
“Entre julho e agosto de 1972, realizou-se nas Caldas da Rainha uma inédita colónia de férias para filhos de presos políticos. Brutalmente marcadas pela prisão dos pais e com um passado de clandestinidade, sofrimento e solidão, aprenderam, pela primeira vez, a brincar e a ser livres”, relata o artigo de Joana Pereira Bastos.
Os pais estavam detidos na prisão-fortaleza de Peniche e a proximidade das Caldas da Rainha não terá sido por acaso para o local destas “férias da liberdade”, na praia da Foz do Arelho e no campo, de 23 de julho a 6 de agosto, num casarão cedido pelo casal caldense Custódio Maldonado e Alice Maldonado de Freitas.
Logo após o encerramento da colónia, Custódio Maldonado foi chamado à Pide, polícia política do Estado Novo, e foi interrogado sobre os colaboradores da iniciativa. No entanto, a perseguição intimidatória não impediu que a colónia de férias voltasse a ter lugar durante três semanas, em setembro de 1973, desta vez na praia do Baleal, em Peniche.
Marco Martins construiu um espetáculo sobre os acontecimentos vividos, reunindo um elenco que incorporou atores não-profissionais. A ideia inicial até era para a peça ser representada apenas pelos participantes na colónia, mas foi necessário juntar atores para encenar a história do Estado Novo e explicar o contexto da mesma.
A partir das histórias e vivências pessoais aproxima-se de uma reflexão mais ampla sobre a história, a memória e a opressão, numa peça em que o legado da música de intervenção é um aspeto fundamental, daí também a presença de um leque de cantoras e de um coro infantil e juvenil.










