O caso passou-se na madrugada de 15 de setembro e segundo relatou a Rádio Íris, durante o percurso foi recebido o apoio da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação das Caldas da Rainha.
Bruno Pereira, adjunto do comando, revelou à estação emissora que os bombeiros foram chamados para a ocorrência às 01h04, tendo o Centro de Orientação de Doentes Urgentes decidido dez minutos após que o destino seria Caldas da Rainha, onde os bombeiros chegaram às 02h48. A ambulância ficou de novo disponível para outras emergências às 04h05.
Samora Correia é uma cidade do concelho de Benavente, no distrito de Santarém. Fica a cerca de uma hora de distância das Caldas da Rainha.
O constante encerramento do serviço de ginecologia e obstetrícia do hospital de Vila Franca de Xira, a menos de quinze minutos, obriga os corpos de bombeiros a percorrer o dobro dos quilómetros, com a possibilidade de ocorrer nas ambulâncias. Esta, contudo, é também situação verificada nas Caldas da Rainha, quando o serviço está encerrado.
A proposta de reorganização dos cuidados agudos a grávidas no Serviço Nacional de Saúde prevê a mobilidade de equipas de maternidades, noticia o Expresso.
Entre os hospitais de Loures e Vila Franca de Xira, Leiria e Caldas da Rainha, e Santarém e Abrantes a solução poderá passar pela concentração num só serviço ou por fazer rodar as equipas à vez.
O documento foi entregue na semana passada ao Governo pela Comissão Nacional da Saúde da Mulher.









