No total, foram apresentadas 12 equipas, que abrangem escalões dos 8 aos 18 anos, para além das formações seniores. “Não é hábito organizarmos esta cerimónia, mas queremos que se torne um evento anual. O nosso intuito é dar visibilidade aos treinadores e atletas, mostrando também aos pais a importância dos seus filhos para o clube”, sublinharam Filipe Mateus e Mário Pedro, diretores desportivos.
Em representação da direção, ausente por estar no estrangeiro num projeto internacional, falou Fernando Horta, presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube das Caldas, que deixou palavras de incentivo. “Os atletas são o grande capital do Sporting Clube das Caldas, pela vossa disponibilidade e garra. Este é um clube com 105 anos de história, rico em atletas que fomentam o desporto especializado”, salientou.
O responsável aproveitou ainda para reforçar o apelo à inscrição de novos sócios. “Temos uma fragilidade que é o número de associados. Acho que o Sporting Clube das Caldas merecia muito mais. O que me preocupa não é a receita das quotas, mas a vivência do clube. A massa crítica são os sócios e isso faz falta”, referiu.
Fernando Horta destacou igualmente o futuro da coletividade. “Temos obras previstas no pavilhão e queremos sentir cada vez mais o clube vivo. Mas hoje, o centro da festa são os atletas, que são a verdadeira força deste clube”, adiantou.
As equipas foram apresentadas por escalões, em ordem etária crescente, acompanhadas pelos respetivos treinadores e seccionistas, num momento de celebração para todos os envolvidos.
Entre os convidados esteve presente o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que não poupou elogios. “O Sporting Clube das Caldas habituou-nos, ao longo destes 105 anos, a ser um clube com várias modalidades. Seguramente continuará a crescer. É um clube com alma, dinâmica e uma história bonita, que deu muita vida desportiva às Caldas”, manifestou Vitor Marques.
O autarca destacou ainda o impacto da prática desportiva junto dos mais jovens. “Estou muito feliz de ver aqui tantos jovens. O desporto é fundamental para a saúde e para o bem-estar. Agradeço a todos os dirigentes e ao trabalho desenvolvido pela direção do Sporting Clube das Caldas”, declarou.
Não deixou de realçar o papel dos treinadores e a crescente presença feminina no desporto. “Os treinadores têm um papel determinante na formação dos atletas. É muito bom ver tantas mulheres a praticar desporto e a competir. Desejo uma época desportiva marcada pelo fair play. Mais do que ganhar, é importante superar-se e sair de campo com a consciência de ter dado o melhor”, salientou.
A cerimónia terminou em clima de entusiasmo e união, reforçando a identidade de um clube centenário que continua a apostar na formação e na vitalidade do desporto caldense.









