O campeonato estava inicialmente previsto para os dias 27 e 28 de setembro, no pico do Lagide. Contudo, os ventos fortes e a instabilidade meteorológica obrigaram a organização a concentrar todo o evento num só dia.
A organização montou uma estrutura na praia de Baleal Sul, onde decorreu a fase inicial do campeonato, com a realização das primeira e segunda rondas da categoria Open, as meias-finais da categoria de Sub 18 e três baterias dos quartos de final da categoria Open. O vento aumentou muito de intensidade, com ventos de mais de 50km/h e a forte chuva obrigou a uma interrupção e transferência da prova para o spot principal no Lagide.
Foram efetuadas visitas ténicas a outros locais, mas não reuniam condições para o campeonato, pelo que a organização em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf decidiram aguardar pela entrada da ondulação no spot principal, o que veio a acontecer pelas 17h00. Realizou-se o heat que faltava dos quartos de final Open e as meias finais do Feminino.
Apesar dos esforços para concluir o calendário competitivo, e após reunião com as autoridades, foi decidido suspender o evento por motivos de segurança. Os pontos foram atribuídos de acordo com a fase em que os atletas se encontravam.
O Peniche Longboard Fest foi uma coorganização da Câmara Municipal de Peniche, do Centro de Alto Rendimento de Peniche, do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.










