É desenvolvido e gerido pela Associação de Concessionários das Praias de Peniche, com a parceria do Município de Peniche e o serviço operacional prestado pela Associação de Nadadores Salvadores das Praias de Peniche.
A equipa também esteve presente em vários eventos organizados no concelho, com principal destaque na etapa do Mundial de Surf na Praia dos Supertubos.
São diversos os casos socorridos pelos nadadores, muitos deles relacionados com surfistas que se magoam em várias partes do corpo – na cabeça, no nariz, na face, nos ombros, nas mãos, nas pernas e nos pés.
Também têm prestado auxílio a pessoas em dificuldade no mar, que se magoaram em mergulho ou com paragem digestiva, outras com problemas respiratórios, com indisposição súbita, que sofrem quedas ou picadas de caravela portuguesa, para além de praticantes de parapente e outros desportos, e inclusive uma criança que se encontrava em dificuldades em sair de cima de uma rocha, outra que estava perdida e jovens que sofreram ataques epiléticos.
Muitos dos socorros são depois complementados pela ação dos bombeiros, INEM e outros operacionais.
O caso mais trágico foi a participação nas operações de remoção do corpo de um homem encontrado morto na Praia das Pedras Muitas, em Ferrel.
A época balnear terminou em Peniche a 15 de setembro mas o dispositivo mantém-se, até porque muitos dos serviços são prestados fora desse período.









