Caldas da Rainha inicia ano letivo com novos projetos educativos

17 de Setembro de 2025

O arranque do ano letivo no concelho das Caldas da Rainha fez-se de forma tranquila e com várias novidades nos diferentes estabelecimentos de ensino.

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

No Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, o diretor Jorge Manuel Pina revelou que conta com 1918 alunos e 218 professores e técnicos especializados com funções docentes. Entre os estudantes, 242 são estrangeiros de 34 nacionalidades diferentes, um número ligeiramente superior ao registado no ano passado (223). “Os países que mais se destacam são o Brasil, com 121 alunos, Angola, com 17, Venezuela, com 14, Estados Unidos e Ucrânia, ambos com 12, e Holanda, com 8”, referiu.

O diretor sublinhou ainda que “a nacionalidade onde se verificou um maior aumento proporcional foi a angolana, com mais cinco alunos”.

Quanto ao arranque das aulas, assegurou que “o mesmo iniciou com a normalidade prevista e com quase a totalidade dos professores colocados”.

 

Agrupamento de Escolas D. João II

 

No Agrupamento de Escolas D. João II (AEDJII), o diretor Jorge Graça informou que estão inscritos 2090 alunos, distribuídos por 395 crianças na Educação Pré-Escolar e 1695 alunos no Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclo). O corpo docente é composto por cerca de 175 professores. O agrupamento destaca-se ainda pela sua diversidade cultural, com 471 alunos estrangeiros, o que corresponde a aproximadamente 22,5% do total.

Entre as novidades deste ano letivo, foi criada uma oferta complementar para os alunos do 2.º e 3.º ciclos, que inclui o Parlamento D. João II, as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Inteligência Artificial.

Segundo Jorge Graça, ensinar os mais novos a utilizar a Inteligência Artificial “será uma experiência enriquecedora e transformadora”, cujo objetivo é tornar a aprendizagem desta tecnologia acessível e envolvente. “Adaptar os conteúdos à idade e ao nível de compreensão dos alunos é crucial, assim como promover um ambiente de exploração e inovação”, referiu.

O diretor acrescentou que esta aposta pretende dotar os estudantes de uma compreensão básica sobre a Inteligência Artificial, as suas aplicações e implicações, preparando-os para um futuro em que esta tecnologia terá um papel cada vez mais relevante.

Para Jorge Graça, o ano letivo de 2025/2026 representa “uma oportunidade para reforçar a identidade do Agrupamento como uma comunidade dinâmica, democrática e aberta, capaz de inovar sem perder o rigor, de crescer sem perder os valores e de educar sem deixar ninguém para trás”.

Concluiu com uma mensagem à comunidade escolar: “Temos de estar juntos a construir o futuro, juntos a construir o sucesso. Juntos somos mais fortes. Juntos somos AEDJII”.

 

Colégio Rainha D. Leonor

 

No Colégio Rainha D. Leonor, a diretora pedagógica Sandra Santos adiantou que estão inscritos 830 alunos, dos quais 182 são estrangeiros, sendo acompanhados por um corpo docente de 55 professores já completo. Este ano, o colégio abriu um berçário, passando assim a acolher crianças desde a primeira infância.

Entre as novidades, destaca-se ainda a criação da distinção do “Aluno Leonor”, a preparação de uma festa de Natal especial no âmbito dos 20 anos da instituição, que contará com a participação de antigos alunos, e o processo de candidatura para, a partir de setembro de 2026, oferecer o IGCSE (International General Certificate of Secondary Education), do currículo internacional Cambridge, equivalente ao 9.º e 10.º ano.

Escola Técnica Empresarial do Oeste

 

Na Escola Técnica Empresarial do Oeste, a coordenadora da Direção Pedagógica, Ana Margarida Bento, revelou que este ano letivo conta com 410 alunos, dos quais 152 ingressaram no primeiro ano. A oferta formativa registou adesão significativa em áreas diversificadas, como informática – Sistemas, Audiovisuais e Produção dos Media, Saúde, Massagem e Bem-Estar, Sistemas Solares Fotovoltaicos, Segurança no Trabalho, Serviços Jurídicos, Turismo e Animação Sociocultural.

O arranque decorreu de forma tranquila e organizada, tendo sido assinalado com um módulo integrador especialmente dirigido ao acolhimento dos novos alunos, iniciativa que, segundo a coordenadora, visa facilitar a adaptação e fomentar o espírito de comunidade escolar desde os primeiros dias de aulas.

 

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

 

Na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, o diretor Daniel Pinto anunciou que este ano letivo terá 260 alunos, distribuídos entre a Formação Inicial (116 alunos, nos níveis IV e V) e a Formação Executiva (144 alunos), num total de 13 turmas.

As aulas arrancam oficialmente a 1 de outubro, mas antes disso vão decorrer diversas atividades de receção aos novos alunos. A Aula Inaugural do Ano Letivo está marcada para 30 de setembro, integrada nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27, e terá como tema “Turismo e Transformação Sustentável”.

 

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