As nomeações incluem: Arquitetura – recuperação histórica do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel (Portugal), arquiteto Souto de Moura; Espaço Público – La Traversée – Amphithéâtre de L’Estelan (Marselha, França), EC Architectes; Design de produto – Inverso Design, pelos designers David Amaral (ESAD.CR) e Sara Saramago (IADE) – projeto vencedor da iniciativa da Solancis – StoneDesignAwards 2022 – que este ano retorna às universidades portuguesas.
Esta é a segunda edição dos Prémios StonebyPortugal. Na primeira, realizada em 2023, a Solancis foi distinguida com o 1.º lugar na categoria de Arquitetura, com o projeto IESE Business School, Madrid.
Com mais de 160 colaboradores, a Solancis é uma das maiores empregadoras do concelho de Alcobaça e reconhecida como uma das mais inovadoras do setor em Portugal e no mundo.
Em Portugal, além do projeto nomeado, a empresa apresenta a sua pedra em outras obras emblemáticas em todo o país. Em Lisboa apenas pode-se encontrar pedra natural da empresa em locais como o Terreiro do Paço ou a Praça do Campo Pequeno, e revestimentos de fachada do Centro Cultural de Belém, Fundação Champalimaud ou Templo Mormon. Internacionalmente o portfolio de projetos estende-se a 71 países.









