Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, encarregou-se da primeira entrega de prémios da noite, dedicada a homenagear atletas com carreira internacional. Os premiados nesta categoria foram, no ciclismo, António Morgado e João Almeida, que pertencem à UAE Cycling Team. Da Federação Portuguesa de Badminton, Beatriz Monteiro, Diogo Daniel e Elisabete Horban foram distinguidos e da associação de Kempo das Caldas da Rainha (AKCR) foram premiados Diogo Tomás, João Tomás, Maria Máximo e Duarte Marques, sendo este último praticante da versão adaptada da modalidade. Por fim, Frederico Silva, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, também recebeu esta distinção, pela sua carreira internacional.
Para eleger os vencedores de mais de 20 categorias houve votações via inquérito online, no qual participaram 3990 pessoas, que tiveram um peso de 30% na decisão final. O resto dos 70% ficou nas mãos de uma comissão de avaliação constituída por Carla Chicau, Joel Ribeiro, José Branco, Marco Alves, Vera Rebelo e Vitor Marques.
Na categoria do desporto escolar, o vencedor foi a Escola Secundária Raul Proença, por ter alcançado o 1º lugar na Taça Nacional Desporto Escolar. Os treinadores do ano foram Maria Batista, da AKCR, e Carlos Matos, da ACDR Arneirense. Já os dirigentes do ano foram Anabela Patacho, da ACDR Arneirense, e Marco Alves, do Comité Olímpico de Portugal.
A Federação Portuguesa de Badminton foi este ano premiada com a Bandeira da Ética e, por essa razão, foi distinguida na gala com o prémio de ética no desporto. Na categoria exercício e atividade física, o clube de ginástica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha levou o troféu para casa.
Os vencedores das categorias árbitros/juízes do ano foram Daniela Barreira, árbitra de futsal, e João Fragoso, árbitro de badminton. A treinadora do ano de desporto adaptado foi Telma Santos, da Federação Portuguesa de Badminton, e o treinador do ano de desporto adaptado, Fernando Silva, da seleção nacional de para badminton.
Patrícia Mendes, dos Pimpões, e Vítor Ilharco, do ginásio Balance das Caldas da Rainha, ganharam os prémios de técnico de exercício físico do ano feminino e masculino, respetivamente. A organização privada do ano foi a Base Aventura.
A equipa feminina sub-16, do Club Ténis das Caldas da Rainha e a equipa masculina sénior do MVD – movimento desportivo de badminton, ganharam as categorias de equipa do ano. A atleta revelação do ano foi Caetana Neves, da ACDR Arneirense e o atleta revelação Santiago Parreira da Sociedade Recreativa e Desportiva Os Pimpões. A associação desportiva do ano foi o Caldas Sport Clube.
Por fim, o município das Caldas da Rainha homenageou ainda, no setor do exercício físico, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha pelo seu clube de ginástica e atividades desenvolvidas na piscina. A nível de figura desportiva, distinguiram o ciclista António Morgado e destacaram ainda a carreira do mítico massagista do Caldas Sport Clube, Adelino Santos.
Vitor Marques, já na Gala de 2023 falou do seu objetivo de levar Caldas da Rainha a conquistar o título de cidade europeia do desporto até 2028. O autarca revelou que, do antigo Município para este “houve um crescimento no investimento no desporto de cerca de 7 milhões para cerca de 9 milhões”, algo que considera relevante para alcançar o título de cidade europeia do desporto, “porque o desporto tem um impacto muito importante na nossa comunidade”. Para além dos investimentos financeiros, a Câmara criou uma panóplia de programas e regulamentos de apoio ao desporto.
A lendária atleta olímpica Rosa Mota também participou na Gala e entregou prémios. A desportista foi homenageada pelo público, que incluía mais de 100 pessoas, com uma saudação de pé e muitos aplausos.
Catarina Carvalho e José Ramalho foram os apresentadores e, para animar a noite com atuações, estiveram presentes o Hip Hop Pimpões, a Associação de Dança das Caldas da Rainha, Madalena Castro com Diogo Ferreira e o grupo Super Flash da ACDR Arneirense.









