O X Festival de Folclore e o VII Picnicão, que teve entrada livre, foram mais uma vez organizados pela Associação Bombarral Sustentável e contou com o apoio da Câmara do Bombarral.
O festival teve início na noite de 5 de setembro, com a inauguração da zona expositiva “O Comércio desce à Mata” e as atuações do Grupo Musical 50+ C.M.B., do Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” (Clube Recreativo Delgadense) e do grupo “Os Malvestidos”.
No dia 6 atuaram os ranchos folclóricos, com a participação do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeira da Mata (Figueiró do Campo), do Rancho Folclórico da Amizade de Telões (Amarante), do Rancho Folclórico Santa Eulália de Constance (Marco de Canaveses), do Rancho Folclórico “As Macanitas de Tercena” (Barcarena), do Rancho Folclórico e Etnográfico “As Mondadeiras de Algueirão” (Sintra), do Grupo de Cantares e Danças do Clube Novo Banco (Besclore), do Grupo de Danças e Cantares do Clube Recreativo de Vale Flores (Almada), do Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge (Valada), do Rancho Folclórico “As Caiadeiras” de Gaeiras (Óbidos), do Grupo de Danças e Cantares do Casal do Rato (Odivelas), do Rancho Folclórico “As Moleirinhas do Seixal” (Lourinhã), do Rancho Folclórico de Arrentela (Seixal) e do Rancho Folclórico Fazendeiros de Gamelas (Bombarral).
Homenagem a Fernando Filipe
Nesse dia foi feita uma homenagem ao falecido Fernando Filipe, responsável durante vários anos pelo evento. Visivelmente emocionado, o filho, Hugo Filipe, salientou que esta teria de ser uma noite de felicidade “porque era isso que ele queria”, tendo agradecido aos que discursaram e homenagearam o seu pai.
Hugo Filipe agradeceu também a todos os elementos dos ranchos folclóricos que têm contribuído para o sucesso do evento.
Nas últimas conversas que teve com o seu pai, este contou-lhe que tinha mais algumas ideias para fazer crescer ainda mais o evento, por isso pediu a quem lhe sucedeu que continuasse o trabalho que tem vindo a ser feito ao longo destes anos.
No domingo atuaram os grupos do Rancho Folclórico Flores de Maio (Reguengo Grande), do Rancho Folclórico Etnográfico da Capeleira (Óbidos), do Rancho Folclórico D. Pedro I (Serra D´El Rei), da Associação Cultural Rancho Folclórico “Os Aguadeiros de Odivelas” (Odivelas), do Rancho Folclórico Ceifeiras Campinos da Sociedade Filarmónica União Samorense (Samora Correia), do Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores da Primavera” (Caldas da Rainha), do Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra (Cartaxo), do Rancho Folclórico da Associação Recreativa de Pocariça (Alenquer), do Rancho Folclórico os Pescadores de Ribamar (Lourinhã), do Rancho Folclórico da Malveira (Mafra), do Rancho Folclórico “Os Populares de Olho Marinho” (Óbidos) e do Rancho Folclórico Flores do Oeste (A-dos-Cunhados).









