O triunfo na emblemática etapa e ainda por cima ganhando ao sprint ao líder da prova, Jonas Vingegaard, mostrou que o corredor de A-dos-Francos da UAE Team Emirates vai ser um difícil adversário nas contas finais.
É certo que no dia seguinte o dinamarquês da Visma-Lease a Bike respondeu, ficando em segundo lugar à frente de João Almeida, batendo-o ao sprint para ganhar mais dois segundos de vantagem na geral com a bonificação. A diferença entre ambos é atualmente de 48 segundos.
A vitória numa das subidas mais míticas da Vuelta foi considerada pelo ciclista das Caldas da Rainha como “fantástica”. “É a subida mais dura do mundo”, considerou, apontando que fazê-la “é de doidos”.
“No último quilómetro estava no meu limite, esperava o ataque do Jonas, que tem estado fenomenal, e que me passasse na meta. Passei primeiro na última curva e ele não conseguiu passar”, contou, admitindo ter sido “um dos dias mais marcantes” da carreira.
O líder da prova comentou que “o João Almeida mereceu ganhar, foi fortíssimo”.
A conquista da Vuelta está em aberto e o caldense reconheceu que Jonas Vingegaard “é muito duro”, mas mostrou-se confiante. “Temos de dar o nosso melhor e ver como conseguimos acabar”, manifestou.
João Almeida está a viver a sua melhor Vuelta, com reais hipóteses de se tornar o primeiro português a vencer a corrida, dependendo dos duelos finais com Vingegaard e de conseguir apoio eficaz vindo da equipa nos momentos decisivos.
Tem havido alguma controvérsia no apoio da equipa, sobretudo do espanhol Juan Ayuso, ciclista que inicialmente era o co-líder da UAE Team Emirates na Vuelta 2025, ao lado de João Almeida. No decorrer da prova, Ayuso focou-se em ganhar etapas (venceu duas) e não na classificação geral e nas estratégias coletivas. Aliás, a direção da UAE anunciou inesperadamente o fim antecipado do contrato do espanhol, apesar do acordo ser para divulgação após a competição.
Para além da vitória na etapa 13, ao longo de 202,7 quilómetros, João Almeida ficou em terceiro lugar na etapa 9 e na 14. No contrarrelógio coletivo na quinta etapa a sua equipa alcançou o primeiro lugar.








