Sensibilizar para alteração de comportamentos e para a adoção de boas práticas que visem o uso eficiente da água e as boas práticas relacionadas com o saneamento são os objetivos desta iniciativa, direcionada para o público em geral.
A Fábrica de Água de São Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da Baía de São Martinho e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul a essa praia.
Recolhe, trata e valoriza as águas residuais urbanas da bacia hidrográfica do rio Tornada (rio de Salir), servindo parte dos concelhos de Alcobaça e de Caldas da Rainha. Depois de tratada a água é reutilizada para fins diversos, sendo o excedente devolvido ao meio recetor (rio ou mar) em condições ambientalmente seguras.
As (bio)lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O sistema de saneamento de São Martinho do Porto está dimensionado para tratar o efluente de 35 mil habitantes, com um caudal máximo de 5.400m3/dia. Para além da Fábrica de Água, inclui um sistema intercetor com cerca de vinte quilómetros, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino.










