Com o mote “O Monte”, o evento propõe três dias de programação gratuita ao ar livre, com uma forte componente artística, ambiental e cultural. O objetivo é reforçar os laços entre pessoas, território e natureza, através de experiências imersivas e participativas em plena Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.
O programa, desenvolvido por uma equipa interdisciplinar, inclui um conjunto de atividades que abrangem várias áreas e interesses.
A edição de 2025 está organizada em quatro eixos temáticos: Voltar ao Monte; Conhecer – Fazer com o Monte; Viver – Dançar com o Monte; Encantar com o Monte.
Concertos, dança, workshops, passeios, visitas guiadas e o lançamento do livro sobre a edição de 2024 são algumas das propostas desta 2.ª edição do Ecofestival de Montejunto. A programação, inteiramente gratuita e pensada para adultos e crianças, convida à reflexão sobre a ligação entre natureza e a cultura, ao mesmo tempo que promove o sentido de comunidade e o bem-estar ecossocial.
O festival pretende contribuir para uma resposta coletiva, crítica e criativa aos desafios da crise ambiental.
Apesar de gratuitas, algumas atividades requerem inscrição prévia, nomeadamente, o programa LX Aquila, com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o passeio com identificação de ervas silvestres, o workshop de tintas naturais, pelo Projeto Criana e a oficina de estampagem botânica – recreações botânicas
A programação completa e os formulários de inscrição encontram-se disponíveis nos sites oficiais dos municípios de Alenquer e Cadaval.









