Vários órgãos de comunicação social nacionais publicaram os rankings, chegando até eles usando critérios por vezes diferentes. Ainda assim, por diversas vezes a Escola Secundária Raul Proença, das Caldas da Rainha, aparece como a melhor posicionada no distrito de Leiria.
No concelho, aparecem depois a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e o Colégio Rainha D. Leonor.
O Colégio esclareceu que, tendo em conta a disparidade de resultados da instituição em diferentes órgãos de comunicação social se deve ao facto de ter um número baixo de provas que acaba por retirar o estabelecimento da lista nalguns jornais e não aparecer estatisticamente no Infoescolas (única fonte oficial de dados do Ministério de Educação).
Os sindicatos de professores sublinham que os rankings não devem ser encarados como uma avaliação definitiva das escolas, mas sim como um instrumento complementar de análise e diagnóstico. A sua leitura deve ser contextualizada e conjugada com outras formas de avaliação interna que permitam um conhecimento mais aprofundado e realista das especificidades de cada instituição de ensino.
0 Comentários