Incluído neste acordo está a lecionação pela EHTM de cursos de diversos níveis de formação e de certificação escolar e profissional, nas áreas de educação e formação em hotelaria, restauração, turismo e lazer, mas também o mútuo usufruto de instalações, serviços, projetos, concursos e outras valências que poderão ser úteis a ambas instituições e aos seus públicos.
Daniel Pinto, diretor da EHTO, referiu que “foi uma excelente partilha de boas práticas, desafios e oportunidades de crescimento coletivo, para os alunos, professores e direção das escolas”. “Foram realizadas diversas aulas práticas na área de cozinha e pastelaria, reuniões técnicas sobre partilha de metodologias de trabalho, visita às instalações da Escola em Caldas da Rainha e Óbidos, almoço no restaurante pedagógico da Escola com uma ementa criativa a realçar os sabores do Oeste e, também, uma visita ao Festival Internacional do Chocolate de Óbidos. Neste âmbito foi produzida nas instalações da Escola em Óbidos uma escultura em chocolate com a casa típica de Santana, verdadeiro ex-libris e cartão de visita da ilha da Madeira”, descreveu.
No ano passado, entre 15 a 19 de julho, deslocou-se à EHTM uma equipa do Turismo de Portugal constituída por Luís Tarenta, assessor técnico da EHTO, Mário Sá, formador de restaurante da EHT Coimbra, Luísa Anjos, técnica de formação na Direção de Gestão de Competências e Capacitação, e Elisabete Mendes, diretora do Departamento de Gestão Pedagógica e Inovação.
Esta deslocação foi integrada neste protocolo realizado entre o Turismo de Portugal e a EHTM, com o objetivo de partilhar algumas das práticas de gestão da formação e modelos de inovação curricular, tendo em vista um alinhamento técnico-pedagógico cada vez maior entre ambas as instituições, em prol de um propósito comum de qualificação das pessoas que trabalham no turismo, independentemente das geografias.
Foram realizadas diversas reuniões de trabalho e uma visita à escola, culminando com a assinatura de documento de compromisso tendo em vista a formação bilateral de professores e formadores, o intercâmbio de alunos e a participação noutros projetos comuns desenvolvidos por ambas as entidades.
0 Comentários