Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 15° C
12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Contributo para políticas culturais e da educação com participação caldense

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Acaba de ser publicada a Adenda da Juventude à Carta do Porto Santo - Caldas da Rainha/Loulé 2025, que envolveu a participação de cerca de 400 estudantes e diplomados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e de jovens habitantes das Caldas da Rainha.
Alguns dos participantes na Adenda da Juventude à Carta do Porto Santo - Caldas da Rainha/Loulé

Promovida pelo Plano Nacional das Artes (PNA), contou com a parceria e cooperação do Instituto Politécnico de Leiria, através da unidade de investigação LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes, com sede na ESAD.CR, e da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, associada à ESAD.CR.

Visa aprofundar o conteúdo proposto na Carta do Porto Santo, promovido e coproduzido pelo PNA em 2021 como um mapa orientador de recomendações a aplicar no paradigma da democracia cultural na Europa. O documento agora publicado acrescenta a perspetiva de jovens que vivem atualmente na Europa, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, sendo um instrumento político e cívico destinado a orientar a tomada de decisão nos domínios da cultura e da educação.

Com um foco claro na ação, propõe estratégias para fortalecer a cidadania cultural, combater desigualdades e repensar modelos institucionais, tornando-os mais acessíveis e representativos, ao mesmo tempo que incentiva a criação de redes de colaboração entre territórios e promove a descentralização cultural.

A Adenda propõe seis temas-chave, cada um apresentado com um contexto geral seguido de propostas de ação que podem ser implementadas pelos jovens, nomeadamente: a participação cultural e cidadania; as desigualdades no acesso à cultura; a inclusão versus a hierarquia e elites; a cultura digital e desafios éticos; as condições de trabalho dos trabalhadores de cultura; e a educação da cultura e das artes.

“Todos os jovens envolvidos neste processo são participantes ativos no paradigma cultural e social, cujas vozes são fundamentais para a criação de políticas culturais inclusivas e democráticas. A participação dos mais jovens na construção destas políticas é fundamental para aumentar a sua capacidade de ação e reforçar o seu ativismo na defesa da cidadania cultural. Da parte das instituições culturais, é importante fomentarem esse envolvimento das gerações mais novas. Ao fazê-lo, estão também a investir no futuro”, realça Lígia Afonso, professora da ESAD.CR e investigadora do LIDA,

A Adenda celebra duas cidades – Caldas da Rainha e Loulé -, que se têm revelado essenciais para este processo, honrando a ideia de descentralização cultural e da transformação das regiões periurbanas em centros de produção de políticas culturais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões Triatlo no Campeonato Nacional de Duatlo

Pimpões Triatlo, equipa das Caldas da Rainha, ficou em 24º lugar no Campeonato Nacional Jovem e Campeonato Nacional Individual de Duatlo em Grândola, prova que contou com 1075 atletas inscritos em representação de 38 cubes.

duatlo

Idoso encontrado morto perto de trator que conduzia

Um homem de 67 anos que estava desaparecido desde a tarde de sexta-feira foi encontrado morto na tarde deste sábado próximo do trator que conduzia, num caminho vicinal perto da Estrada de Pedreis, em São Gregório, nas Caldas da Rainha.

bertolino0
Q