Devido às previsões meteorológicas, a Festa da Árvore 2025, que estava marcada para os dias 20 e 21, foi adiada para 4 e 5 de abril.
Segundo António Vidigal, secretário de apoio à vereação da Câmara das Caldas e responsável pela equipa do Ambiente, havia a necessidade de comemorar este dia de uma forma diferente, uma vez que esta não é a melhor altura para plantar árvores.
Ao contrário do que habitualmente acontece nas comemorações do Dia da Árvore, os técnicos defendem que a época entre outubro a fevereiro é a mais indicada para a realização de plantações, pelas condições favoráveis de temperatura, disponibilidade de água, repouso vegetativo das plantas, entre outras.
A rota das 25 árvores (número escolhido por o ano ser 2025) tem como principais objetivos dar visibilidade ao Inventário Municipal do Arvoredo em Meio Urbano, recentemente concluído.
Através de um desdobrável, com diversas informações e um mapa, é possível conhecer estes exemplares arbóreos emblemáticos, localizados em todas as freguesias do concelho. O folheto pode ser consultado em formato digital no site da Câmara das Caldas (www.mcr.pt).
Estas árvores passam a estar identificadas com uma placa informativa criada propositadamente para o efeito.
A seleção teve como base inúmeros critérios, tais como o porte, a beleza, singularidade, a idade ou a história do local.
O inventário municipal, realizado pelos elementos do gabinete do Ambiente da Câmara, congrega informação relativa a todas as árvores acessíveis ao público no concelho. No total, foram georreferenciadas e caraterizadas 22.566 árvores. Foram identificadas 257 espécies, sendo que há 589 árvores com mais de 100 anos. As espécies com mais exemplares são o loureiro (2.422), o plátano (1.962) e o sobreiro (1.284).
O tronco com maior diâmetro no concelho (174 centímetros) é de um carvalho-cerquinho em Alvorninha.
A árvore mais alta (um eucalipto de 36 metros) está no Parque D. Carlos I, espaço onde foram identificados 2.503 exemplares, pertencentes a 91 espécies.
Na Mata Rainha Rainha D. Leonor há 5.877 árvores, pertencentes a 63 espécies diferentes.
O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, salientou que a equipa dedicada ao Ambiente foi uma das apostas deste mandato. Fazem parte desta equipa uma engenheira ambiental, uma bióloga, uma engenheira paisagística e um engenheiro florestal.










