Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Alunos da Raul Proença acompanharam funcionamento de serviços hospitalares

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante quatro dias, um grupo de vinte alunos do secundário do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) acompanhou nas Caldas da Rainha o funcionamento dos vários serviços hospitalares, nomeadamente da Patologia Clínica, da Fisioterapia, do Bloco Operatório e das Consultas Externas, onde houve oportunidade de interagir com utentes e profissionais de saúde em contexto real.
Alunos na Consulta Externa do Hospital das Caldas

Tratou-se do projeto «Hospital, Uma Porta Aberta», realizado durante as férias escolares do natal e em que os alunos do 12.º ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Raul Proença, subdivididos em grupos mais pequenos, estiveram na unidade hospitalar das Caldas da Rainha da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) voltou a acolher.

Num primeiro momento foi realizada uma sessão de boas-vindas aos alunos, que contou com a presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, Elsa Baião, seguida de uma ação de sensibilização intitulada «Noções sobre prevenção e controle da infeção hospitalar» ministrada pela enfermeira Zélia Pisoeiro antes da passagem pelos vários serviços.

O projeto «Hospital, Uma Porta Aberta» insere-se numa estratégia de maior abertura da ULSO à sociedade civil, e neste caso concreto, pretende sobretudo, de uma forma natural e através do contacto direto com a realidade hospitalar, auxiliar os jovens estudantes no processo de exploração e orientação vocacional.

Segundo o professor Paulo Ribeiro, do AERP, “ano após ano tem-se verificado uma grande curiosidade e interesse por parte dos alunos do 12.º ano em participar neste projeto. Esta oportunidade constitui-se como uma mais-valia para os que ponderam prosseguir estudos na área da saúde”.

Acrescentou que “o contacto com os profissionais e a vida da instituição onde trabalham, vivendo por dentro as dificuldades e os sucessos do dia a dia, contribui para clarificar nestes jovens a sua vocação para encetar este tipo de cursos superiores”.

Da parte da ULSO, pretende-se dar continuidade ao projeto «Hospital, Uma Porta Aberta» e estender a outras escolas da área de abrangência que demonstrem interesse em participar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

InLove rumo a uma década a vestir e inspirar mulheres

Nas Caldas da Rainha, um espaço dedicado à elegância e à criatividade tem conquistado cada vez mais admiradoras. A loja InLove, da caldense Filipa Oliveira, Rua Capitão Filipe de Sousa, é um espaço para quem procura peças de vestuário diferentes e sofisticadas.

Inlove 1

Patrícia Costa brilha no CCC em recital de piano

Na noite de 28 de março, o pequeno auditório do Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha encheu para receber o recital de piano de Patrícia Costa. A pianista e compositora caldense regressou à sua cidade natal para interpretar obras de compositores portugueses do século XVIII ao XXI e também tocar peças suas.

Patricia 1
Q