A iniciativa decorreu no Museu do Vinho, naquela cidade, e contou com a presença de João Correia Duque, professor catedrático, atual presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e comentador económico na SIC Notícias, que apresentou as principais tendências macro e microeconómicas para 2025.
O evento teve como principal objetivo “dotar os empresários de conhecimento essencial para o planeamento do novo ano”. Na sua intervenção de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, lançou um desafio à AIRO para a realização de mais eventos empresariais no concelho.
Jorge Barosa, presidente da AIRO, respondeu afirmativamente ao desafio lançado pelo autarca, manifestando que “teremos seguramente mais oportunidades para trabalharmos em conjunto na promoção de um clima de cooperação e partilha entre os empresários desta região”.
João Correia Duque partilhou com os empresários os grandes assuntos que irão marcar 2025 em matéria de economia. “Portugal continuará ancorado à União Europeia. O facto de atualmente estarmos a crescer acima da média europeia é positivo, mas não decisivo para a nossa performance. O Plano de Recuperação e Resiliência está a demorar a chegar à economia real, às empresas e aos municípios. No entanto, o cenário para este ano é positivo pois prevê-se novamente um excedente orçamental alavancado sobretudo pelo turismo e pelo consumo. As empresas terão de ser muito ágeis na captação de fundos para poder suportar os investimentos que planeiam fazer e contratar recursos humanos de excelência”, manifestou.
0 Comentários