Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de ver o centro de operações em plena laboração, participar num desafio com perguntas sobre a Refood CR e saborear uma fatia de bolo.
A coordenadora da Refood CR, Carla Jesus, expressou a sua satisfação por mais um ano de trabalho e dedicação. “Além de darmos alimentos a quem mais precisa, celebramos mais um ano de luta contra o desperdício alimentar. É uma história cheia de voluntários, instituições e empresas incríveis de solidariedade, com sorrisos, lágrimas e um enorme espírito de equipa”, afirmou.
A responsável destacou que o “combate ao desperdício alimentar é tão importante para nós quanto o combate à fome”. Sublinhou também o impacto da Refood na comunidade local, revelando que a organização atualmente distribui alimentos para 58 famílias beneficiárias e ajuda regularmente 155 pessoas. Além disso, a Refood apoia mensalmente perto de 25 famílias com cabazes de emergência.
“Temos atualmente cerca de 25 famílias em lista de espera para cabazes de emergência, mas com a nova fonte de alimentos do Pingo Doce Tornada vamos conseguir integrá-las na vertente de família regular, o que nos permite acolher mais pessoas para o cabaz de emergência”, explicou Carla Jesus. Este novo fornecimento de alimentos deve-se ao restaurante takeaway do Pingo Doce.
A Refood CR funciona com o apoio de 180 voluntários, que garantem o funcionamento contínuo da operação. “Nunca fechámos, nem sequer na pandemia. Orgulhamo-nos de conseguir manter a operação ininterrupta, com distribuições regulares de alimentos durante a semana. A única exceção são os feriados, como o dia de natal, o ano novo e o domingo de páscoa”, indicou Carla Jesus. “Aos fins de semana, embora não realizemos distribuição, continuamos a recolher alimentos nas nossas fontes. Por isso, há sempre voluntários a trabalhar na sede todos os dias, especialmente durante a tarde e à noite”, acrescentou.
A coordenadora agradeceu a todos os que apoiam a causa, permitindo que os alimentos recolhidos cheguem a quem mais precisa. O trabalho da Refood é um “reflexo de uma verdadeira rede de solidariedade, que, com muito esforço e dedicação, continua a fazer a diferença na vida de muitas famílias”, sublinhou.
As instalações do Centro de Operações da Refood CR estão localizadas na Rua Teixeira Lopes, loja 1, nas Caldas da Rainha.
0 Comentários