Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 17° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 17° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C

Primeiro banho do ano no mar após jogar futebol na praia da Foz do Arelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi cumprida na Foz do Arelho a tradição de sessenta anos do primeiro banho do novo ano no mar, depois de jogar à bola no areal da praia. A iniciativa juntou mais de três dezenas de participantes na manhã de 1 de janeiro.
Há 60 anos que a iniciativa é realizada na Foz do Arelho

Todos os domingos e feriados, a partir das onze da manhã, o Grupo Phoz Plage encontra-se para jogar futebol na praia, alargando o convívio a quem queira aparecer, mas no primeiro dia do ano o convívio assume contornos especiais, com a ida ao banho no mar. A iniciativa tem passado por várias gerações.

“Este ano tivemos um dia de sol. A água está um bocadinho fresquinha mas aguenta-se bem, e o mar da Foz está sem ondas, o que é uma coisa rara”, manifestou Nelson Coito, responsável do grupo.

“É agradável e espero que seja o prenúncio de um bom ano para todos”, comentou, frisando que “começar assim o ano dá melhores energias e dá para aliviar o stress do dia a dia”.

Sobre a longevidade da tradição, indicou que “ainda há uns fundadores e isto vai passando para os filhos, para os amigos e conhecidos, e espero que se mantenha por muito anos”. “Vamos renovando, quem quiser é bem vindo aos domingos e feriados às onze horas, faça chuva ou sol estamos sempre aqui”, vincou.

Houve quem desse mergulhos, outros apenas molharam os pés. Isabela Custódio, de doze anos, foi o único elemento do sexo feminino a jogar à bola este ano, mas na altura de ir à água não se aventurou. “Não tive coragem porque a água estava fria, mas fui molhar os pés”, contou.

“É uma boa experiência e divertido”, considerou a adolescente, que joga futebol no Caldas e diz estar empenhada em manter esta tradição.

Para Francisco Ferreira, a ida ao banho serve para “afastar os maus olhados”, gracejou. “Eu infelizmente já não posso jogar, por lesões crónicas, mas gosto de participar no momento de ir ao mar e acho que é importante manter este espírito de brincadeira”, referiu.

“Faço parte deste grupo há cinquenta anos e o que está aqui em causa é a amizade e o convívio”, sublinhou.

Pedro Silva, outro dos participantes, afirmou que “é uma tradição que tem de se fazer o esforço para continuar e trazer a malta nova para dar seguimento, como nós demos”.

Depois do jogo e do banho, até levou para casa água do mar dentro de uma garrafa. “A patroa não pôde vir porque está em recuperação de uma cirurgia e então vou levar um bocadinho de água para ela molhar os pés”, justificou.

Como é habitual, quem perde no jogo de futebol arruma as balizas. O convívio acaba com um brinde e alguns doces, e a promessa de, quem puder, regressar aos domingos de manhã e feriados, ou então só no primeiro dia de 2026.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Primeiro bebé a nascer em 2025 nas Caldas foi um menino

Gael Marques nasceu no dia 3 de janeiro, às 20h35, com 3,190 quilos, no hospital das Caldas da Rainha, sendo o primeiro bebé deste ano no estabelecimento de saúde, que esteve com o bloco de partos encerrado no início de 2025 e por isso só quando o serviço foi reaberto é que foram acolhidas grávidas.

bebe 1

Concerto do Ano Novo no CCC voltou a esgotar

O concerto do Ano Novo da Banda Comércio e Indústria (BCI) no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, no dia 5, voltou a ter lotação esgotada, como tem acontecido desde a primeira vez que foi organizado, em 2013.

concertobci2

Parto na ambulância

Dois bombeiros da corporação da Lourinhã, acompanhados por uma médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Torres Vedras, realizaram com sucesso o parto de uma grávida que estava a ser transportada para o Hospital de Santarém devido ao encerramento do bloco de partos do Hospital das Caldas da Rainha, no último dia de 2024.

parto1