A inauguração foi conduzida pelo diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, João Silva, que escolheu esta data simbólica para a apresentação do espaço desportivo.
O novo campo vai permitir que as crianças utilizem o espaço tanto durante os intervalos como em algumas aulas de Educação Física, uma infraestrutura há muito aguardada pela comunidade escolar. “Já há muito tempo que os alunos do 1.º ciclo precisavam de um espaço próprio para jogar. Até agora, só tínhamos um campo no exterior, que era frequentemente ocupado pelos alunos mais velhos do 2.º e 3.º ciclos”, explicou João Silva ao JORNAL DAS CALDAS.
O diretor sublinhou ainda que esta decisão está alinhada com a política da escola de incentivar hábitos saudáveis, uma vez que no início do ano letivo proibiram o uso de telemóveis no 1.º ciclo. “Achámos que este era um presente merecido. Queremos oferecer alternativas que promovam atividades saudáveis, como o desporto”, acrescentou.
O novo campo, feito com um piso modular de encaixe, considerado adequado para o exterior, foi instalado durante as férias de natal.
O investimento, no valor de cerca de quinze mil euros, foi financiado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, através das verbas transferidas pelo Ministério da Educação para a autarquia e, posteriormente, para a escola, no âmbito de uma gestão de proximidade.
Na sessão inaugural, o presidente da Câmara Municipal esteve presente e interagiu com os alunos, perguntando-lhes se o novo campo era tão bom quanto os presentes de natal. Entre sorrisos, as crianças responderam que sim. O autarca pediu ainda que todos respeitassem as regras de fair play durante os jogos.
Após a cerimónia, os alunos estrearam o campo com um jogo de futebol, arbitrado pelo professor de Educação Física.
Melhorias e obras futuras
Além do campo de futebol, o edifício da escola de Santo Onofre foi recentemente pintado e recebeu novos estores térmicos. Segundo João Silva, a prioridade agora é a substituição das janelas por estruturas de alumínio com vidros duplos, de modo a melhorar o conforto e a eficiência energética do estabelecimento de ensino.
Quanto à requalificação da Escola Secundária Raul Proença, o diretor referiu que, apesar de o Ministério da Educação ter anunciado financiamento para 17 escolas, a Raul Proença ocupa o 30.º lugar na lista de prioridades. “Ainda não sabemos quando é que o financiamento vai chegar”, concluiu.
0 Comentários