Na sessão de abertura do evento, que contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, o presidente do IPL salientou que a existência de linhas de financiamento “seria uma mais-valia, que se aplicaria igualmente ao reforço da qualidade da oferta formativa existente na área do desporto”.
Em resposta, o representante do Governo referiu que o desafio lançado pelo presidente da instituição é “legítimo, mas não deveria acontecer”. “Não deveria ser possível, no nosso país, construir escolas onde as instituições de ensino superior se integram, sem considerar instalações desportivas. Se nós não permitíssemos a construção de instituições de ensino superior ou escolas sem contemplarem as instalações desportivas ou outras instalações fundamentais para o funcionamento das instituições, não haveria este tema”, manifestou.
Para o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, “isto tem de ser uma prioridade para o país”. “O desporto é importante para a formação integral não só dos estudantes, mas de toda a comunidade. Este é o momento certo para, de uma forma ordenada, ajudarmos a resolver um problema que é estrutural.”
A promoção das II Jornadas Healthy Campus do Instituto Politécnico de Leiria teve como objetivo a divulgação do trabalho desenvolvido no âmbito do programa Healthy Campus, da Federação Internacional de Desporto Universitário, que visa melhorar todos os aspetos do bem-estar dos estudantes e da comunidade académica em geral, procurando inverter a tendência dos jovens em comprometerem a sua saúde durante a vida académica.
0 Comentários