O “Espaço F”, uma resposta criada pelo Município de Óbidos para proporcionar um acompanhamento terapêutico gratuito à população residente no concelho, foi distinguido pelos Prémios Nacionais de Educação com duas menções honrosas, nas categorias “Igualdade e Inclusão” e “Saúde”.
Está a funcionar no Complexo Desportivo Municipal, e integra duas salas terapêuticas: a “Sala Snoezelen”, uma sala de estimulação multissensorial com diversos equipamentos e materiais que permitem aos utilizadores usufruírem de momentos de estimulação, relaxamento e bem-estar, e a sala “Incluir pela Arte”, um espaço criativo que aposta na inclusão social através de práticas artísticas.
Tendo como público-alvo idosos, jovens em risco de abandono escolar ou pessoas com deficiência, promove vários ateliês, tais como pintura, música, jogos ou cerâmica. Funciona, também, como uma resposta no que respeita à promoção de um turismo acessível, disponibilizando atividades para pessoas que tenham dificuldade em deslocar-se, enquanto os seus familiares ou amigos visitam a vila de Óbidos.
Para Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Óbidos, esta dupla distinção é reflexo “de um trabalho conjunto, de uma equipa multidisciplinar, no âmbito da Educação e do Desporto, Saúde e Bem-Estar”. “Desta forma, o Município consegue dar resposta às necessidades dos munícipes, em especial daqueles que, dado o nível elevado de dependência e/ou deficiência, necessitam de alternativas e de outras atividades, para que possam ter maior qualidade de vida, envolvimento na comunidade e autonomia “, manifestou.
A cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no dia 26 de novembro, no Templo da Poesia, em Oeiras, contou com a presença de um representante da Secretaria de Estado da Administração e Inovação Educativa.
0 Comentários