No âmbito da promoção da literacia ambiental, o Município de Caldas da Rainha assinala o Dia da Floresta Autóctone com duas iniciativas: uma “Visita interpretativa à Mata das Mestras”, a realizar-se no dia 23 de novembro, às 14h30, e uma ação de plantação no Parque Urbano das Águas Santas, aberta a toda a população, no dia 27 de novembro, às 14h30.
A visita à Mata das Mestras, na freguesia de Carvalhal Benfeito, contará com uma intervenção do presidente do Município das Caldas da Rainha, Vitor Marques, sobre a importância da preservação da floresta autóctone no concelho e a divulgação da lista de atividades previstas para 2025 neste âmbito. Haverá também uma intervenção sobre o Plano Municipal de Execução (PME), por Pedro Candeias, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara.
Embora seja a maior área florestal existente no concelho (hectares arborizados, sobretudo com sobreiros, mas também com pinheiros bravos, pinheiros mansos e carvalhos), a Mata Nacional das Mestras é ainda desconhecida da generalidade dos munícipes.
“Conhecer o património natural é condição essencial para a sua valorização e preservação, pelo que esta iniciativa tem como objetivo principal proporcionar aos participantes um momento de imersão na floresta, promovendo a empatia pelos elementos naturais, a cidadania participativa e a literacia ambiental nesta matéria”, refere a autarquia.
Conhecer a importância da maior mancha de sobreiros no concelho e contribuir para a reflorestação do concelho, com a recolha de bolotas para posterior germinação e crescimento em viveiro, são objetivos a concretizar, com intervenção do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Após pesagem e contabilização do número de bolotas recolhidas, haverá uma intervenção da bióloga Sofia Quaresma (ICNF) sobre importância das bolotas e leitura do seu livro infantil “Tomé, o Gaio Semeador”
No Parque Urbano das Águas Santas a ação de plantação aproveita uma época propícia, pelas condições favoráveis de temperatura, disponibilidade de água, repouso vegetativo das plantas, entre outras.
0 Comentários