A realização do XVI Portugal Junior International, uma competição de badminton integrada no Circuito Europeu de Juniores e pontuável para o Ranking Mundial e Europeu da categoria, terá lugar de 13 a 15 de dezembro no Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha.
Este evento é uma plataforma essencial para os jovens talentos do badminton português e internacional.
O torneio reunirá 123 jovens atletas de 11 países: Índia, Malta, Espanha, Bélgica, França, Eslováquia, Guiné Equatorial, Suécia, Portugal, Roménia, Polónia e Luxemburgo.
A convocatória da Seleção Nacional para este torneio está repleta de campeões nacionais.
Tiago Berenguer, atual campeão nacional de sub-17 em singulares homens e pares mistos, é um dos favoritos da equipa, com um histórico notável na competição, tendo alcançado o terceiro lugar em 2023. Além disso, integra o Programa de Esperanças Olímpicas do Comité Olímpico de Portugal, desde que se sagrou campeão da Europa em Sub-15 em 2022, evidenciando o seu potencial para o futuro do badminton internacional.
Alexandre Bernardo, atual campeão nacional de sub-19 em singulares homens, também faz parte deste programa, reforçando o nível da seleção masculina. Santiago Batalha, vice-campeão nacional de sub-19 em singulares homens e campeão nacional em pares homens com Dinis Maia, integra igualmente as Esperanças Olímpicas e é um dos atletas com maior projeção, tendo conquistado o ouro no Portugal Junior International em 2022, ao bater na final o francês Nathan Bouillot e após eliminar vários cabeças de série no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha.
No setor feminino, destaca-se Maria Wilkinson, campeã nacional de sub-19 em singulares senhoras, acompanhada de Mafalda Avelino e Erica Glória, segunda e terceira classificadas no Campeonato Nacional de Sub-19, respetivamente e Isabella Martins Wilkinson, campeã nacional em pares mistos de sub-19 com Alexandre Bernardo e em pares senhoras com a irmã Maria Wilkinson.
Hugo Campos e Francisco Daniel completam a seleção. Portugal será ainda representado por mais 30 atletas de diversos clubes de Portugal continental e ilhas.
0 Comentários