Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C

Elogios à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar nos seus 25 anos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
"A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) é uma peça-chave na estratégia do Politécnico de Leiria, para promover a inovação, o desenvolvimento sustentável e a investigação aplicada em áreas cruciais para as economias portuguesa e europeia", defendeu Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, durante a cerimónia comemorativa do 25.º aniversário da escola, realizada no passado dia 18, em Peniche.
Cerimónia comemorativa do 25.º aniversário da escola

“A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) é uma peça-chave na estratégia do Politécnico de Leiria, para promover a inovação, o desenvolvimento sustentável e a investigação aplicada em áreas cruciais para as economias portuguesa e europeia”, defendeu Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, durante a cerimónia comemorativa do 25.º aniversário da escola, realizada no passado dia 18, em Peniche.

Carlos Rabadão salientou que a ESTM “afirma-se cada vez mais como uma escola de referência nacional e internacional, nas áreas do turismo e das tecnologias do mar, apresentando uma resposta efetiva à comunidade local e regional, bem como ao setor empresarial”.

Anunciando o objetivo e a ambição de, a curto prazo, serem iniciados programas doutorais em Peniche, o presidente do Politécnico de Leiria destacou ainda o papel e o trabalho desenvolvido no MARE-IPLeiria – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e no CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo.

“Estas unidades de investigação são fulcrais quer para o território, do ponto de vista de transferência de conhecimento, quer para a formação de quadros especializados, que depois ajudam as nossas empresas e instituições a alavancar a sua atividade e qualidade”, manifestou.

Por sua vez, o diretor da ESTM começou por enaltecer a história e as conquistas do estabelecimento de ensino superior ao longo dos últimos 25 anos. “É uma escola que se afirma claramente pela inovação, tecnologia e empreendedorismo, e que será certamente um contributo importante para a economia azul desta região”, destacou Sérgio Leandro.

A cerimónia comemorativa contou também com a presença da secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, que realçou que a ESTM “tem vindo a consolidar-se como um dos pilares do ecossistema de inovação da economia do mar”. 

“Esta escola não é apenas um pilar da educação, mas é um verdadeiro farol onde a tradição e a inovação se encontram para moldar o futuro”, afirmou Lídia Bulcão, realçando ainda a construção do edifício Smart Ocean Open Labs, no Porto de Pesca, numa parceria entre o Politécnico de Leiria, o Município de Peniche, a DOCAPESCA – Portos e Lotas SA e o Biocant.

“Este investimento vai permitir a dinamização de programas de aceleração no âmbito da economia azul incubação de empresas em fase inicial de crescimento, por forma a desenvolverem tecnologia, processos, serviços e produtos, promovendo oportunidades para o desenvolvimento de contextos de cocriação e inovação aberta no seio do cluster marítimo regional e nacional”, vincou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Conferência sobre “Ameaças Populistas” e “Democracia Participativa”

O Município do Cadaval marcou presença, entre os dias 17 e 19 de outubro, em Valongo, na 23.ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), subordinada ao tema “Ameaças Populistas: Construir Resiliência Democrática com as Comunidades Participativas”.

conferencia

Grupos de trabalho planeiam combate à pobreza e a exclusão social

A 17 de outubro assinalou-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e o Município de Caldas da Rainha promoveu o Plenário do Conselho Local de Ação Social, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, onde se desenvolveram grupos de trabalho para a concretização e atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social.

pobreza

Francês ferido em queda em veleiro teve de ser hospitalizado

Um francês de 68 anos que ia a bordo de um veleiro com outro tripulante ficou com ferimentos após uma queda na embarcação e teve de ser hospitalizado, quando se encontrava na manhã desta sexta-feira a cerca de nove milhas náuticas (aproximadamente 17 quilómetros) a norte do Cabo Carvoeiro, na área da capitania de Peniche.

veleiro01