Q

Previsão do tempo

30° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 25° C
30° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 26° C
30° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 31° C
  • Thursday 28° C

“Eutilitários” mesclam educação e arte no Museu José Malhoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dando continuidade às propostas de interação entre o Museu José Malhoa e as instituições escolares, a exposição “Eutilitários”, organizada por Filipa Morgado, abre as celebrações do museu caldense à volta da cerâmica.
A proposta busca promover um olhar sobre a utilidade universal dos objetos de uso diário

Dando continuidade às propostas de interação entre o Museu José Malhoa e as instituições escolares, a exposição “Eutilitários”, organizada por Filipa Morgado, abre as celebrações do museu caldense à volta da cerâmica.

A proposta ficará em cartaz de 15 a 29 de setembro e será uma oportunidade para que visitantes de todas as idades possam conhecer diferentes procedimentos vinculados à cerâmica, por meio das produções de alunos das escolas da região. 

O projeto “Eutilitários” é uma mediação educativa na área da cerâmica, desenvolvida pelo “CAU – Cortém Aldeia Urbana”, conjuntamente com artistas convidados. Realizada de forma continuada em 2023 e 2024, propõe atividades à volta da cerâmica nas escolas situadas nas Caldas da Rainha. Para Filipa Morgado, articuladora do CAU, e proponente do projeto “Eutilitários”, a proposta busca promover “um olhar cuidadoso e autocrítico sobre a utilidade universal dos objetos de uso diário, colocando cada criança e jovem participante num processo de observação atenta, consciência e sensibilização para suas próprias necessidades ergonómicas, culturais e intelectuais”.

Através do enfoque na cerâmica presente no projeto, pretende-se o fortalecimento, nos alunos participantes, de ferramentas e competências de expressão e comunicação recorrendo aos temas do jogo, do humor, da sustentabilidade, memória coletiva e imaginação. As peças presentes na exposição que decorrerá no Museu José Malhoa foram produzidas por crianças e jovens da região, em cocriação com artistas das Caldas da Rainha: Gil Ferrão, Mantraste, Vitor Agostinho, Miguel Cardinho e Filipa Morgado.

As produções cerâmicas foram realizadas com o apoio do CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica e desenvolveram-se no Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro e no Agrupamento de Escolas Raul Proença, contando com a parceria da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e da Escola Técnica Empresarial do Oeste – além dos Museus José Malhoa e da Cerâmica.

Na exposição, o público poderá visitar as peças feitas por alunos de vão das séries iniciais do 1º ciclo, aos seus anos finais. Para Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “Eutilitários traz aos nossos visitantes a oportunidade de conhecer diferentes processos associados à produção cerâmica, pelas mãos de crianças e jovens, num feliz encontro entre o barro e o imaginário, em que que ganham todos a oportunidade de modelar pensamento sobre arte: artistas, participantes e nossos públicos”.

A abertura da exposição será no dia 15 de setembro, às 16h00, como parte da programação paralela que os Museus José Malhoa e da Cerâmica realizarão à volta do 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rádio + Oeste integra a Rádio RDS

A Rádio RDS vai crescer. Conta com uma história de praticamente 40 anos de emissões, com frequência no concelho do Seixal em 87.6 FM, numa cobertura para toda a Grande Lisboa. A partir de 23 de setembro, a RDS vai chegar a outras regiões de Portugal, com uma emissão única, tornando-se assim num projeto de rádio nacional.

radio

Teleconsultas nos Cuidados de Saúde Primários

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) está a implementar soluções de utilização das ferramentas digitais como complementares aos cuidados prestados presencialmente, no que respeita a consultas médicas, com foco nas necessidades das pessoas, investimento em cuidados de qualidade e privilégio pelas atividades preventivas e de continuidade.

teleconsultas

Fumo intenso e cheiro a queimado assustam população das Caldas

Face ao intenso cheiro a queimado e fumo na zona das Caldas da Rainha na passada segunda-feira, a Proteção Civil local emitiu uma informação a relatar que tal situação “deriva da existência de múltiplas ocorrências localizadas na região norte do país”.

oliveira1