Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C

Autarcas solicitam à ministra da Saúde uma audiência conjunta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As Assembleias e Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, Óbidos e Rio Maior escreveram uma carta à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a solicitar uma audiência conjunta.
Presidentes dos Municípios de Caldas, Rio Maior e Óbidos pretendem que ministra da Saúde visite o terreno entre Caldas e Óbidos, para o qual defendem o novo Hospital

As Assembleias e Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, Óbidos e Rio Maior escreveram uma carta à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a solicitar uma audiência conjunta.

Os autarcas pedem à governante que a reunião, se possível, seja nas Caldas da Rainha, para que a ministra possa fazer uma visita ao terreno urbano que defendem para a instalação do novo hospital do Oeste.

A decisão de escrever a carta à ministra surgiu depois de uma reunião dos presidentes das autarquias das Caldas, Vitor Marques, de Óbidos, Filipe Daniel, e de Rio Maior, Filipe Santana Dias, e membros das Assembleias Municipais, que decorreu no dia 17 de julho.

Recorde-se que os presidentes das autarquias de Caldas e Óbidos apresentaram no ano passado ao anterior ministro da Saúde uma alternativa à localização do Bombarral para a construção do novo equipamento, num terreno de 60 hectares na extrema com o concelho de Óbidos, entre a Estrada Nacional 114 e a linha férrea do Oeste. Vinte e cinco hectares pertencem ao município das Caldas, 35 são de Óbidos e mais de 25 hectares são do domínio público pertencentes ao Ministério da Defesa e ao Ministério da Saúde.

Paulo Espírito Santo, líder da bancada do PSD e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, disse ao JORNAL DAS CALDAS que reuniram com o presidente da Câmara das Caldas da Rainha “no sentido de colocar na ordem do dia o tema da localização do novo Hospital Oeste, sugerindo uma reunião em conjunto com os municípios das Caldas da Rainha, Óbidos e de Rio Maior, para se unirem novamente para que a cidade termal não perca o hospital”.

Isto depois de todos os grupos parlamentares terem reclamado a urgência da construção do novo hospital na região Oeste e questionarem o governo se mantém ou não a decisão do Governo anterior em construir o equipamento no Bombarral.

A construção do novo hospital do Oeste é um dos equipamentos em fase de projeto na área da saúde que consta da “Pasta de Transição” entregue pelo governo liderado por António Costa ao atual primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Segundo o documento, o perfil assistencial e a localização foram aprovados em junho de 2023, “estando em estudo o modelo de financiamento”, que foi entregue à consultora PricewaterhouseCoopers (PWC) em fevereiro deste ano.

O presidente da Câmara das Caldas disse ao JORNAL DAS CALDAS que outras autarquias e Juntas de Freguesia de concelhos vizinhos mostraram-se interessados em estar presentes na audiência com Ana Paula Martins, porque também defendem que o Hospital se mantenha no território caldense.

Vitor Marques revelou que já tinham um pedido de audiência com a ministra da Saúde no início do mandato, mas que “até à data não foi possível, acreditando que tem tido muito trabalho e logo que puder virá às Caldas da Rainha”. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encapuzado detido com punhal de meio metro

Um jovem de 18 anos foi detido pela PSP das Caldas da Rainha na posse ilegal de um punhal com quase meio metro de comprimento total e com cerca de 25 centímetros de lâmina, considerada uma arma proibida.

punhal

1º Photo Show de Óbidos à entrada da vila

O empresário e fotógrafo Carlos Ribeiro apresentou no passado sábado o seu novo livro de fotografias “Extratos de Lava”, composto por imagens captadas durante a sua recente viagem à Ilha do Sal, em Cabo Verde.

1fotoshow1

Ágora inaugurou sede no Bairro da Ponte

A associação ambiental Ágora inaugurou, com uma pequena festa a 12 de outubro, a sua sede, no Largo Frederico Ferreira Pinto Basto, num espaço cedido pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro.

agorasede