O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, recebeu no passado dia 11, nos Paços do Concelho, um grupo de representantes de entidades da área do Ambiente e Energia da província chinesa de Zhejiang.
A reunião, que contou com a participação do diretor da Divisão de Energia e Estatísticas do Ambiente da província de Zhejiang, Wang Weiwei, e dos diretores dos Gabinetes de Estatísticas das cidades de Ningbo, Jianxing, Quzhou, Zhoushan, e Quingtian, teve como propósito a partilha de experiências e o debate sobre várias questões relacionadas com as emissões de carbono e as estratégias a adotar para a promoção da indústria verde.
Possibilitada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, esta foi a primeira de algumas das delegações chinesas que têm demonstrado interesse em visitar Caldas da Rainha e conhecer as suas políticas para o território, potenciando a possibilidade de futuros investimentos.
Entre os vários assuntos abordados, destaca-se o interesse em conhecer de que forma são avaliadas as emissões de gases de efeito de estufa, quais as medidas implementadas ou a implementar para a recolha de dados ambientais, quais as metodologias para caminhar em direção à neutralidade carbónica, as medidas e o quadro legal para as impor, numa importante partilha de informação, aprendizagem mútua e avaliação de eventuais futuras formas de cooperação entre o município caldense e a Província de Zhejiang.
Zhejiang é uma província costeira oriental da República Popular da China, tendo a sua população 64,6 milhões de habitantes. Foi chamada de “a espinha dorsal da China”, sendo uma importante força motriz da economia chinesa.
0 Comentários