O Laboratório de Investigação em Design e Artes (LiDA), da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), e a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) estão a desenvolver um projeto para melhorar a comunicação hospitalar no Serviço de Internamento de Ortopedia, em Torres Vedras.
O projeto envolveu uma equipa de investigadoras em design (a investigadora principal do LiDA e uma estudante do Mestrado em Design para a Saúde e Bem-estar) e foi financiado pelo LiDA.
A primeira fase teve como propósito obter um melhor entendimento do cenário atual da comunicação hospitalar, em particular, no contexto da comunicação com utentes com demência.
A segunda fase procurou criar oportunidades para repensar e gerar ideias sobre o que seria desejável acontecer no futuro contexto da comunicação com utentes com demência, durante o período de internamento no Serviço de Ortopedia.
Este projeto utilizou uma abordagem de codesign participativo para envolver ativamente os profissionais de saúde em diálogos para refletir sobre as questões da comunicação nos cuidados diários com utentes com demência, durante o período de internamento no Serviço de Ortopedia.
Os próximos passos serão dar continuidade a este processo colaborativo, promovendo oportunidades para envolver ativamente não só profissionais de saúde, mas também cuidadores e familiares nestes diálogos sobre a comunicação hospitalar.
0 Comentários