Q

Previsão do tempo

22° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
22° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
22° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C

Concerto dos 90 anos do Orfeão Caldense

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A celebração do aniversário do Orfeão Caldense foi um momento de festa com temas clássicos do grupo musical.
Atuação no auditório da Universidade Sénior Rainha D. Leonor

A celebração do aniversário do Orfeão Caldense foi um momento de festa com temas clássicos do grupo musical.

No passado sábado juntaram-se amigos e familiares para assistir a uma atuação muito especial do Orfeão Caldense, no auditório da Universidade Sénior Rainha D. Leonor. O marco dos 90 anos do grupo foi celebrado com a presença da vereadora da cultura da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, e da representante da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Ana Arroja.

Este dia contou com a presença do Grupo de Canto da Sociedade Filarmónica Carvalhense, que deu início ao concerto com duas peças à capela: “Senhora do Almurtão” e “Abaixai-vos Carvalheiras”.

Os temas que se seguiram tiveram uma guitarra portuguesa e pandeireta a acompanhar, e a interpretação terminou com “João Barandão”, uma música tradicional das Beiras.

Esta apresentação contou com dez temas do grupo de dez membros orientados pela maestrina Maria João. Foram aplaudidos pelo público e no final receberam “beijinhos das Caldas” do Orfeão Caldense.

A maestrina Ruth Horta introduziu o espetáculo do Orfeão Caldense após receber palavras da vereadora Conceição Henriques, que indicou que a cultura lhe dá uma “janela de felicidade” e indicou o marco de 90 anos de uma “juventude avançada” de um grupo com uma importância muito grande. A vereadora referiu ainda a identidade local e nacional destes grupos e agradeceu o convite para estar presente no evento.

Ficou a cabo do Orfeão Caldense a segunda parte do espetáculo, num grupo com 25 membros, incluindo a maestrina, que começou com o tema “Canção da Vindima” à capela e “Milho Verde” de seguida. O grupo terminou a apresentação com o hino das Caldas.

A escolha das músicas que deram origem a este espetáculo tiveram por base os 90 anos do Orfeão e o impacto de alguns dos temas na história do grupo, como “Cantares dos Búzios”, tema já presente no Orfeão desde o antigo maestro.

O Orfeão Caldense ensaia todas as quartas-feiras, das 20h30 até às 22h00, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, e vai estar presente nas Tasquinhas na Expoeste, no mês de agosto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Livro sobre promessas apresentado no Museu Malhoa

O livro “Espaço Religioso das Promessas: missivas a S. Bento da Porta Aberta e súplicas a outros Entes Sagrados" foi apresentado no passado dia 28 no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

livro1

Diogo Carvalhinho no Campeonato do Mundo de Triatlo

O atleta caldense Diogo Carvalhinho participou na prova do Campeonato do Mundo de Triatlo “XTerra” (1500m natação, 32km BTT, 10km trail), em Molveno – Itália, no passado dia 28, e obteve o 13º lugar no escalão “20-24 anos”, com o tempo de 3h09m.

diogo

Diga33 homenageia António Ramos Rosa

O Teatro da Rainha apresenta mais uma sessão de Diga33 — Poesia no Teatro, com uma sessão dedicada a António Ramos Rosa, que se fosse vivo cumpriria 100 anos a 17 de outubro.

diga