Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
10° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C

Idosa completa 100 anos e realiza o sonho de festa aberta à comunidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Maria Evangelina Bernardino celebrou no dia 16 de junho 100 anos de vida, com uma grande festa emotiva rodeada de mais de 250 pessoas, que decorreu na Associação Recreativa Desportiva Cultural e Social do Casal Pardo, na freguesia de Alfeizerão, onde está a viver.
Maria Evangelina Bernardino celebrou 100 anos de vida

Era o sonho da aniversariante chegar a esta idade e poder festejar com a família, amigos e a população da aldeia. Outro desejo era ter um bolo de aniversário que se destacasse e também pediu para convidarem o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

De modo a cumprir a sua vontade, a festa de aniversário foi organizada pela família, que sabia os seus desejos, e a celebração superou todas as expectativas.

O bolo de aniversário, com mais de um metro de comprimento, foi confecionado pelo Atelier do Doce, que tem a sua sede no Casal Amaro, uma povoação junto ao Casal Pardo. O único desejo que não foi cumprido foi a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, apesar de ter sido convidado.

A aniversariante subiu ao palco acompanhada pelos seus dois filhos, José e Mabilde Machado. No palco fez barulho a bater tampas de tachos. “Ela tinha um ritual onde à meia noite de 31 de dezembro passava com os filhos na rua onde reside a bater tampas de panelas, uma tradição para atrair boa sorte e felicidade para o novo ano.  Ela passava na rua a fazer barulho para que as pessoas fossem celebrar para o exterior com ela”, recordou um dos convidados, residente no Casal Pardo.

Antes de cantarem os parabéns, Maria Evangelina Bernardino disse ao microfone para todos ouvirem que estava a gostar muito da festa. “Não esperava que fosse assim, esperava que fosse pior. Estou bem, estou bem disposta e gostei de ver esta gente toda”, disse. Se cá vieram é porque gostam de mim. Estou rodeada de amigos”, adiantou, salientando que se dá bem “com toda a gente”. “Gostam de mim e eu gosto deles”, concluiu.

Os parabéns foram cantados ao som do Grupo de Concertinas de Óbidos, que surpreendeu a aniversariante.

Maria Evangelina Bernardino nasceu a 15 de junho de 1924 nos Casais do Norte, em Alfeizerão. Vive no Casal Pardo com a sua filha Mabilde Machado.

Autónoma no dia a dia, ainda faz o seu pequeno almoço e a sua higiene pessoal. Veste-se e despe-se sozinha e come pela própria mão. Quando lhe apetece vai para a cama sozinha. Todos os dias faz uma caminhada de cerca de 800 metros com a sua filha. Dobra a roupa, porque “foi sempre muito arrumada e meticulosa”, contou a Mabilde Machado.

A centenária é a mais velha de três irmãos que já faleceram. “Os pais eram agricultores e ela trabalhou na agricultura, embora diga muitas vezes que tinha muita pena porque os irmãos estudaram e ela, como era rapariga, tinha de ajudar na lida da casa e na agricultura e que a caneta dela era uma foice para apanhar as ervas. Ainda hoje diz isso com uma certa tristeza”, relatou a filha.

Casou com José Machado, que era natural do Casal Pardo, localidade onde ficaram a viver. Foi doméstica e ajudava o marido no tratamento dos animais e na agricultura.

Teve dois filhos, José Machado, que tem 74 anos, e Mabilde Machado, de 65 anos. Tem duas netas e três bisnetos. Ficou viúva em 2001. “Desde os 80 anos, depois de enviuvar, fizemos questão de comemorar sempre o aniversário dela. Fazíamos uma festa mais particular na casa dela, convidávamos os familiares mais diretos”, contou Catarina Machado, neta.

A festa do centenário iniciou com um almoço mais reservado para a família e a partir das 16h00 foi aberto o salão do Casal Pardo para toda a comunidade que quisesse celebrar com a aniversariante. Segundo a filha, “convidei as pessoas todas da aldeia pessoalmente, para se sentirem mais convidadas. Mas há sempre o receio de esquecer alguém, então colocámos o convite nas redes sociais e no comércio da aldeia”.

Na coletividade do Casal do Pardo todos estavam muito satisfeitos por comemorar os cem anos de Maria Evangelina Bernardino, que recebeu “muito carinho e calor humano”.

100 anos 2
A aniversariante e os filhos
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Criança encaminhada pela Linha SNS 24 para urgência encerrada

Durante três dias a Urgência Pediátrica de Torres Vedras não esteve a funcionar e as situações urgentes deviam encaminhar-se para Caldas da Rainha, caso o contacto prévio por telefone assim determinasse, mas houve uma criança que foi enviada na mesma para a unidade de saúde torreense, por erro de orientação, enquanto outras ficaram sem resposta.

SNS

Maria Antónia foi a primeira a nascer no dia de natal no hospital das Caldas

O primeiro bebé a nascer no dia de natal no hospital das Caldas da Rainha deixou radiante os pais. Thalia Smidt, de 26 anos, e João Victor, de 36 anos, casal brasileiro que está há mais de um ano em Portugal, mostra-se muito feliz com o nascimento de Maria Antónia, segundo filho, depois de Kaué Lucas, que já tem dez anos.

bebe

EHTO reforça solidariedade

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) renovou, em 2024, o seu compromisso com a solidariedade ao promover mais uma edição da tradicional campanha de natal, um projeto solidário que visou apoiar quatro instituições sociais dedicadas a melhorar as condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Hotelaria