A ex-diretora financeira da Microsoft, Rita Piçarra, partilhou no passado dia 30 a sua história com os alunos do Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha.
Após uma carreira de sucesso, primeiro na consultora Deloitte e depois na Microsoft, que a levou a trabalhar mais de uma década fora do país, Rita Piçarra “reformou-se” do mundo corporativo, aos 44 anos. Não recebe pensão da Segurança Social, mas poupou e investiu o suficiente para já não ter de trabalhar.
Segundo Carla Caetano, coordenadora do front desk do Colégio Rainha D. Leonor, a convidada “partilhou com os nossos alunos do ensino secundário todo o percurso que fez até atingir a sua independência financeira e conseguir retirar-se do mercado de trabalho muito antes da idade legal da reforma”.
“Com uma linguagem simples e acessível, a ex-diretora financeira da Microsoft conseguiu despertar a curiosidade dos alunos, explicando a importância das escolhas que se fazem logo à saída do secundário, da importância de poupar, de viver sempre um patamar abaixo daquilo que são as possibilidades de cada um e de investir”, relatou.
A palestrante mostrou também as “dificuldades que atravessou, o estar longe da família quando decidiu ir para fora de Portugal, as chefias que nem sempre foram fáceis e todas as dores pelas quais teve de passar para chegar ao seu objetivo”.
No final respondeu às perguntas dos alunos sobre carreira, investimentos e até sobre como é o dia de uma “reformada” de 44 anos, ao que Rita Piçarra respondeu que se divide entre “treinos, surf, estar com quem gosto, atender aos pedidos de palestras e aproveitar a vida, porque, tal como diz o título do meu livro, ‘A vida não pode esperar’”.
0 Comentários