Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Se aumentou de peso nos últimos anos o stress pode ser o motivo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Elevados níveis de stress e ansiedade alteram o estilo de vida e estimulam comportamentos que afetam a nossa saúde”, diz Mara Marques, médica especialista em Medicina Geral e Familiar. Segundo a profissional de saúde, o “stress é a reação do corpo a uma ameaça reconhecida e, portanto, é a resposta do corpo à ansiedade”.
Mara Marques, médica especialista em Medicina Geral e Familiar, é a responsável pela Clínica Terrace

“A principal diferença é que o stress ocorre a curto prazo, enquanto a ansiedade pode perdurar ao longo do tempo. Além disso, a ansiedade pode não ter um gatilho identificável”, explica.

Os sintomas de stress são o “mau humor, irritabilidade, raiva, tonturas, pensamentos negativos e sensação de sobrecarga”. Os sintomas de ansiedade são a tensão, nervosismo, sensação de inquietação ou medo”, revela a médica, adiantando que os “sintomas comuns são os batimentos cardíacos acelerados, diarreia ou prisão de ventre”.

Mara Marques afirma que a ansiedade e stress podem refletir-se num aumento de peso. “Como geram uma sensação de mal-estar geral no nosso corpo, algumas pessoas recorrem à comida como veículo de descarga emocional”, refere.

De acordo com esta profissional, a “ansiedade e a alimentação pode ocorrer principalmente pela velocidade com que vivemos hoje, a forma como nos alimentamos, como não tomar o pequeno-almoço ou apenas tomar um café, comer muito rápido ou grandes quantidades ao jantar”.

Por isso, propõe algumas recomendações dietéticas que ajudam a fugir ao stress, como beber dois litros de água por dia. “Mantenha uma hidratação correta, assim evitará sentir-se exausto e vai melhorar o desempenho físico e mental”, aconselha Mara Marques.

A médica diz que também é importante fazer 5 a 6 refeições diárias. Recomenda “comer regularmente a cada 3 ou 4 horas e manter determinados horários que favorecem o controlo da saciedade”.

Segundo a profissional de saúde, o consumo de “frutas e vegetais é muito importante”. “Frutas e legumes, essenciais para neutralizar os efeitos do stress, são uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais”, relata.

O consumo de grãos integrais e leguminosas também é fundamental, pois a “escolha de hidratos de carbono de baixo índice glicémico, como grãos integrais e legumes, reduzem a ansiedade e os desejos ao longo do dia, além de melhorarem o humor, graças ao seu alto teor de triptofano”.

A médica recomenda ainda Dha Vita, formado por ácidos gordos essenciais, que “ajuda a reduzir a inflamação causada pelo stress e melhora a qualidade do sono”.

Para Mara Marques, simbióticos também são importantes. “O stress altera seriamente a flora bacteriana do nosso organismo. Nutrir a flora intestinal com bactérias amigas é importante para o bom funcionamento do nosso corpo”, aponta.

A médica de medicina geral aconselha o controlo do consumo de determinados alimentos como o café e as bebidas estimulantes em grandes doses que causam “inquietação, nervosismo e insónia”. “Em momentos de stress é comum recorrer a alimentos calóricos, ricos em açúcares refinados e gorduras. Isso leva a uma alimentação inadequada que, a longo prazo, pode causar problemas de excesso de peso e obesidade”, explica.

“Na by Dra Mara Marques contamos com uma equipa que o poderá ajudar a conseguir o seu peso saudável e a controlar o seu stress ou ansiedade, pelo que não hesite a contactar-nos ou siga este link para mais informações: https://go.pronokal.com/20a_Campaign”, indica.

https://go.pronokal.com/20a_Campaign
https://go.pronokal.com/20a_Campaign
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1