Q

Previsão do tempo

25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
24° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Se aumentou de peso nos últimos anos o stress pode ser o motivo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Elevados níveis de stress e ansiedade alteram o estilo de vida e estimulam comportamentos que afetam a nossa saúde”, diz Mara Marques, médica especialista em Medicina Geral e Familiar. Segundo a profissional de saúde, o “stress é a reação do corpo a uma ameaça reconhecida e, portanto, é a resposta do corpo à ansiedade”.
Mara Marques, médica especialista em Medicina Geral e Familiar, é a responsável pela Clínica Terrace

“A principal diferença é que o stress ocorre a curto prazo, enquanto a ansiedade pode perdurar ao longo do tempo. Além disso, a ansiedade pode não ter um gatilho identificável”, explica.

Os sintomas de stress são o “mau humor, irritabilidade, raiva, tonturas, pensamentos negativos e sensação de sobrecarga”. Os sintomas de ansiedade são a tensão, nervosismo, sensação de inquietação ou medo”, revela a médica, adiantando que os “sintomas comuns são os batimentos cardíacos acelerados, diarreia ou prisão de ventre”.

Mara Marques afirma que a ansiedade e stress podem refletir-se num aumento de peso. “Como geram uma sensação de mal-estar geral no nosso corpo, algumas pessoas recorrem à comida como veículo de descarga emocional”, refere.

De acordo com esta profissional, a “ansiedade e a alimentação pode ocorrer principalmente pela velocidade com que vivemos hoje, a forma como nos alimentamos, como não tomar o pequeno-almoço ou apenas tomar um café, comer muito rápido ou grandes quantidades ao jantar”.

Por isso, propõe algumas recomendações dietéticas que ajudam a fugir ao stress, como beber dois litros de água por dia. “Mantenha uma hidratação correta, assim evitará sentir-se exausto e vai melhorar o desempenho físico e mental”, aconselha Mara Marques.

A médica diz que também é importante fazer 5 a 6 refeições diárias. Recomenda “comer regularmente a cada 3 ou 4 horas e manter determinados horários que favorecem o controlo da saciedade”.

Segundo a profissional de saúde, o consumo de “frutas e vegetais é muito importante”. “Frutas e legumes, essenciais para neutralizar os efeitos do stress, são uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais”, relata.

O consumo de grãos integrais e leguminosas também é fundamental, pois a “escolha de hidratos de carbono de baixo índice glicémico, como grãos integrais e legumes, reduzem a ansiedade e os desejos ao longo do dia, além de melhorarem o humor, graças ao seu alto teor de triptofano”.

A médica recomenda ainda Dha Vita, formado por ácidos gordos essenciais, que “ajuda a reduzir a inflamação causada pelo stress e melhora a qualidade do sono”.

Para Mara Marques, simbióticos também são importantes. “O stress altera seriamente a flora bacteriana do nosso organismo. Nutrir a flora intestinal com bactérias amigas é importante para o bom funcionamento do nosso corpo”, aponta.

A médica de medicina geral aconselha o controlo do consumo de determinados alimentos como o café e as bebidas estimulantes em grandes doses que causam “inquietação, nervosismo e insónia”. “Em momentos de stress é comum recorrer a alimentos calóricos, ricos em açúcares refinados e gorduras. Isso leva a uma alimentação inadequada que, a longo prazo, pode causar problemas de excesso de peso e obesidade”, explica.

“Na by Dra Mara Marques contamos com uma equipa que o poderá ajudar a conseguir o seu peso saudável e a controlar o seu stress ou ansiedade, pelo que não hesite a contactar-nos ou siga este link para mais informações: https://go.pronokal.com/20a_Campaign”, indica.

https://go.pronokal.com/20a_Campaign
https://go.pronokal.com/20a_Campaign
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Trio detido por tráfico de droga

O Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR deteve três homens, com idades entre 25 e 35 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos do Bombarral e Caldas da Rainha.

trafico