Os serviços médicos e de enfermagem, do Plano Óbidos + Saúde já estão em funcionamento, mas apenas, e por agora, nas Piscinas Municipais. As consultas são gratuitas para os munícipes de Óbidos inscritos no plano de saúde e funciona mediante agendamento através do número 210 443 669.
Óbidos tem em funcionamento um Plano de Saúde para os munícipes recenseados e que custou ao município cerca de 250 mil euros e que foi apresentado à população no dia 11 de janeiro. Compreende exames complementares de diagnóstico com os preços convencionados, em qualquer parte do país, por parte dos munícipes que façam a submissão, médicos cinco horas por dia, quatro dias por semana e cuidados de enfermagem 40 horas por semana, com ambas as consultas gratuitas.
“O Município de Óbidos, fruto da inoperância, quer do Governo Central, quer da ARSLVT, quer ainda do ACES Oeste Norte nos últimos anos em matéria de cuidados de saúde primária, viu-se na necessidade de se substituir àqueles que teriam esta responsabilidade”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Óbidos. Filipe Daniel afirmou que, “neste momento, 82,18% da população de Óbidos está sem médico de família, sendo que a única médica, dos sete necessários, se irá reformar agora em 2024”.
“A Câmara Municipal viu-se, por isso, na necessidade de avançar para a criação/contratação do plano de saúde municipal, num investimento muito significativo, mas que nos leva a fazê-lo pelo bem-estar da população, assim como devido ao estado dos cuidados de saúde depauperados como atualmente se encontram”, manifestou.
O plano é para os cidadãos inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral no concelho de Óbidos e respetivos descendentes com idade inferior a 18 anos, sendo necessário fazer a inscrição para poder usufruir destes benefícios.
0 Comentários