A freguesia do Vau celebra, nos dias 13 e 14 de janeiro, o seu 277.º aniversário.
No sábado, pelas 18h00, haverá um lanche convívio a ter lugar no salão da Associação Recreativa Desportiva e Cultural Vauense. A animação musical estará a cargo do Grupo de Concertinas de Óbidos.
No domingo, pelas 09h00, realiza-se uma missa na Igreja da Nossa Senhora da Piedade.
As origens da freguesia nunca foram completamente clarificadas, bem como o seu próprio topónimo. Variadas versões indicam-na no próprio significado da palavra Vau e numas várzeas alagadas junto à Quinta da Luz por onde só se podia passar a vau (a pé através da água).
Também o aparecimento da povoação é incerto. É natural que remonte à época em que D. Afonso Henriques repovoou Óbidos, tendo surgido pequenos casais em terras do Vau que iriam constituir um aglomerado populacional.
Com a chegada dos monges no ano de 1548, o lugar do Vau teve enorme crescimento e desenvolvimento, também devido à colonização agrícola por eles encetada. A fertilidade dos campos em redor, e a facilidade de caçar e pescar, terão contribuído para uma rápida expansão. Foi edificada uma pequena ermida dedicada a Santo António, mais tarde substituída por uma outra sob invocação de Nossa Senhora da Piedade. No ano de 1747, esta pequena capela daria lugar à igreja, o que significa que a população tinha crescido.
A fundação da freguesia situar-se-á entre os anos de 1747-1748, mais concretamente em 12 de janeiro de 1747, de acordo com um alvará que se encontra na posse da Junta.
A população registada nos censos dava conta que em 1864 tinha 338 habitantes. Chegou a ter 1219, nos censos de 1960. Em 2021 havia 936 habitantes.
0 Comentários