Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Prevenir o suicídio no Agrupamento Bordalo Pinheiro com o programa “Mais Contigo”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os assistentes operacionais da área da Educação do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, receberam, no dia 20 de dezembro, formação do programa “Mais Contigo” de Prevenção do Suicídio e Intervenção Pós Suicídio, no âmbito do Programa Educação para a Saúde (PES).
O professor Rui Araújo e os profissionais de saúde ligados ao programa, Vera Leal, Ana Oliveira, João Marques e Emília Bártolo

Esta formação, que decorreu no auditório Paulo Vasques, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, contou ainda com a presença de elementos da GNR, Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Bombeiros, Município, Santa Casa da Misericórdia e diferentes instituições que dão suporte a problemáticas ligadas ao suicídio e saúde mental.

Segundo o coordenador do programa, enfermeiro João Marques, especialista em saúde mental e psiquiátrica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, o programa nasceu em 2009 na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e tem como metas a promoção da Saúde Mental e bem-estar em jovens do 3º ciclo e secundário.

Recordou que em setembro foi dada a formação a cem docentes do agrupamento. “O intuito é a prevenção de comportamentos da esfera suicidária e o combate ao estigma em saúde mental”, salientou.

O programa inclui sessões de sensibilização com os alunos. “No início e no final são feitos questionários aos jovens que permite avaliar e perceber se o projeto tem efetividade e que resultados produz”, explicou.

Com o Oeste a ser uma das regiões com maior prevalência de suicídios no país, o pretendido é ajudar os mais jovens, “dar-lhes o conhecimento e ferramentas para que possam entender os desafios da saúde mental, para ultrapassar estigmas, obstáculos e momentos de tristeza”.

O programa tem três vertentes que são trabalhadas com os adolescentes. Uma está ligada à prevenção e promoção no geral e depois existe aquela que é trabalhada “após o suicídio de alguém que pertencia à comunidade escolar, ou seja, vamos intervir com os sobreviventes, que são aqueles com maior risco por haver este evento traumático”, contou o enfermeiro.

“Quanto mais cedo nós trabalhamos e intervimos nesta dimensão menor é a probabilidade de evoluir para consequências mais graves e depois necessitar de outro tipo de intervenção”, adiantou o coordenador do programa.

Sendo o suicídio um tema ainda tabu na sociedade, João Marques diz que é importante que “reduzir o estigma”. “Nós reforçamos a ideia que a ajuda existe e que temos sempre uma rede de apoio, nunca estamos sozinhos. Daí o programa se chamar ‘Mais Contigo”.

“O compromisso dos vários intervenientes é facto de construir uma rede que permita ter uma intervenção mais célere possível”, adiantou.

Para o enfermeiro é fundamental que docentes, não docentes e elementos de instituições que dão suporte a problemáticas ligadas à saúde mental tenham conhecimento deste programa para poder “identificar algum potencial caso de risco”.  

João Marques realçou ainda que na pandemia “houve um agravamento de sintomas ligados à saúde mental, daí a importância de dinamizar este programa”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

cancro

Cara de Espelho no CCC

Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

cara

Hóquei Clube das Caldas com vitória e derrota

No passado dia 11 os masters do Hóquei Clube das Caldas jogaram a quinta jornada frente ao SCL Marrazes, no pavilhão do Alcobacense CD, terminando a partida com uma vitória de 10-3.

hoquei