Joaquim Chaves sagrou-se campeão nacional no Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, na praia do Lagido, em Peniche.
O surfista, de 20 anos, conquistou o título ao qualificar-se para as meias-finais do evento, superando o seu adversário na disputa do troféu máximo do surf português, Guilherme Ribeiro, campeão nacional em 2022 e que acabaria por vencer a final da etapa, neste domingo, frente a Martim Paulino (16.75 contra 10.35).
Este é o primeiro título nacional para Joaquim Chaves na principal categoria da 1ª divisão do surf nacional depois de vários títulos como júnior em diversas categorias do Campeonato Nacional Surf Esperanças.
Nas etapas em que participou fez da regularidade a sua principal arma para ser coroado campeão nacional; 1ª etapa – Allianz Figueira Pro – Não participou; 2ª etapa – Joaquim Chaves Saúde Porto Pro – 2º lugar; 3ª etapa – Allianz Ericeira Pro – 1º lugar; 4ª etapa – Allianz Ribeira Grande Pro – 1º lugar; 5ª etapa – Bom Petisco Peniche Pro – 3º lugar.
“Acho que a consistência este ano na Liga MEO Surf tem a ver com o meu nível de surf. Evoluí como nunca tinha evoluído antes. No ano passado fiz imensas viagens, o que me permitiu treinar imenso e isso capacitou-me de chegar às etapas muito mais confiante. Já compito na Liga MEO Surf há muitos anos e a experiência que adquiri deixa-me cada vez mais confortável. Agora vou focar-me na pré-época, continuar a ir ao ginásio, nunca perder o seu ritmo das rotinas e focar-me no circuito de qualificação para estar no circuito Challenger em 2024”, manifestou Joaquim Chaves.
Entretanto, Francisca Veselko sagrou-se bicampeã nacional no Bom Petisco Peniche Pro. A atleta, de 20 anos, conquistou o título ao qualificar-se para as meias-finais do evento, superando a sua adversária na disputa do troféu, Gabriela Dinis. Acabaria por ficar em segundo lugar na prova de Peniche, ao perder a final neste domingo com Maria Salgado (14.00 contra 13.15).
Este é o segundo título nacional para Francisca Veselko, depois de ter celebrado o mesmo feito em 2021.
A atual campeã mundial júnior fecha assim um ano de ouro na sua carreira e na Liga MEO Surf, onde dominou em termos de performance: 1ª etapa – Allianz Figueira Pro – 2º lugar; 2ª etapa – Joaquim Chaves Saúde Porto Pro – 1º lugar; 3ª etapa – Allianz Ericeira Pro – 3º lugar; 4ª etapa – Allianz Ribeira Grande Pro – 1º lugar; 5ª etapa – Bom Petisco Peniche Pro – 2º lugar.
“Ambos os títulos nacionais que ganhei na Liga MEO Surf são incríveis e super especiais, cada um à sua maneira. Venho de um bom resultado que foi um 3º lugar na última etapa do circuito Challenger Series da World Surf League, no Brasil, e vim diretamente para a última etapa da Liga MEO Surf com o mindset de ser campeã nacional e consegui alcançar esse objetivo”, comentou Francisca Veselko.
0 Comentários