Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

1º Prémio João Almeida e tasquinhas serviram para festejar os 14 anos da vila de A-dos-Francos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ciclista português que nos últimos tempos mais tem visto o seu nome a circular nas bocas do mundo foi homenageado na sua terra-natal, A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, na passada quinta-feira, onde se realizou o 1º Prémio João Almeida, prova de ciclismo para as camadas jovens, disputada por 440 ciclistas de 33 clubes de norte a sul do país. A freguesia esteve em festa. Para além de haver tasquinhas ao longo de cinco dias, estão cumpridos 14 anos de elevação a vila.

O ciclista português que nos últimos tempos mais tem visto o seu nome a circular nas bocas do mundo foi homenageado na sua terra-natal, A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, na passada quinta-feira, onde se realizou o 1º Prémio João Almeida, prova de ciclismo para as camadas jovens, disputada por 440 ciclistas de 33 clubes de norte a sul do país. A freguesia esteve em festa. Para além de haver tasquinhas ao longo de cinco dias, estão cumpridos 14 anos de elevação a vila.

João Almeida esteve sempre rodeado por admiradores, passando parte do dia da última quinta-feira, feriado, a distribuir autógrafos e a posar para fotografias com os fãs, muitos deles participantes no 1º Prémio João Almeida, para escolas, cadetes femininos, cadetes masculinos, juniores femininos e juniores masculinos.

A organização foi da Associação Escola de Ciclismo do Oeste, Junta de Freguesia de A-dos-Francos, Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Federação Portuguesa de Ciclismo, e para João Almeida foi “um orgulho” ter um prémio com o seu nome “nas ruas onde treinei desde pequeno”, depois de também já ter um monumento em sua honra em A-dos-Francos.

O ciclista, de 24 anos, que terminou o Giro d’Italia 2023 em terceiro lugar e é o único português a acabar esta grande volta no pódio, onde subiu duas vezes para também levar o prémio da liderança da juventude (camisola branca), agradeceu a todos os que ali se encontravam para participar na prova e na homenagem, e deixou uma mensagem à juventude: “As crianças são o futuro do ciclismo”.

“É giro, gosto de estar com as crianças, é importante inspirar os mais pequenos a esforçarem-se e a aplicarem-se numa coisa que gostam, venham a ser ciclistas ou não. Veem-me como um ídolo e espero que tirem coisas positivas disso”, disse o corredor, que admitiu que quando era jovem “nunca imaginava um dia chegar a este patamar”.

“Espero continuar a fazer boas corridas para continuar a inspirar”, rematou o ciclista.

José Pedro Fernandes, presidente da Associação Escola de Ciclismo do Oeste, afirmou que “esperamos que seja o primeiro prémio de muitos”. “Estamos aqui em homenagem ao atleta da nossa terra, que iniciou no nosso clube, a quem desejo a maior sorte do mundo e que tenho muito sucesso na sua carreira”, afirmou aquele que foi o primeiro treinador de João Almeida.

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, destacou que “temos aqui a festa do ciclismo”. “João Almeida é o ídolo da atualidade, é a nossa referência do ciclismo mundial e um orgulho para todos nós”, manifestou o dirigente, para quem o 1º Prémio João Almeida é a forma do corredor “homenageia todos os que se dedicam ao ciclismo de formação, inspirando os jovens”.

“Temos aqui uma corrida com futuro e vamos repetir, porque são os campeões que fazem outros campeões”, concluiu.

Paulo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, realçou que “foi extraordinário ver tantos jovens a praticarem aqui esta modalidade que tanto nos apaixona”. “Estamos hoje a homenagear um grande ciclista, que tem feito com que a nossa vila tenha uma visibilidade extraordinária, colocou A-dos-Francos e o concelho das Caldas da Rainha no mapa por tudo aquilo que tem feito. É um exemplo de perseverança e de determinação para os jovens”, declarou.

Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, evidenciou a ajuda do ciclista para a “dinâmica de uma freguesia do interior do concelho que consegue ter toda esta força e comemora 14 anos como vila”.

João Almeida recebeu da Junta de Freguesia de A-dos-Francos uma placa em azulejo com imagem do monumento inaugurado no ano passado na vila em sua homenagem. Da parte da Câmara das Caldas, o corredor recebeu uma publicação caldense sobre a primeira volta a Portugal, não em bicicleta mas a cavalo, e ainda uma peça das faianças Bordalo Pinheiro.

Tasquinhas e marchas populares

De 7 a 11 de junho decorreram as Tasquinhas e Marchas Populares em A-dos-Francos, com entradas livres, numa organização da Sociedade Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos e da Junta de Freguesia de A-dos-Francos.

O evento começou com a atuação da banda Bico d’Obra a e do dj Danilson. No dia 8 a animação foi da Banda Enigma e dj Danilson. No dia 9 atuaram a Marcha da Lapa (Cartaxo) e a Marcha de Miragaia e Marteleira (Lourinhã) e o baile foi com a banda Linha d’Água, seguindo-se o dj AgriRui.

No dia 10 houve jogos tradicionais. Os Grupos de Dança Traquinas, Pop Stile, Mid Size e 3D também atuaram, assim com o Grupo Vips e o dj Ex.

No último dia 11 houve atuação das Marchas Populares da Casa do Povo de A-dos-Francos, seguindo-se as participações da Sociedade Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos e Areco (Coto). A Banda Raska fechou a festa, havendo à meia-noite a comemoração de elevação a vila com fogo de artifício.

francos2
Homenagem em palco
francos3
O ciclista posou para imensas fotos com os fãs
francos4
1º Prémio João Almeida
francos5
Marcha da Casa do Povo de A-dos-Francos
francos6
Concertos animaram a vila durante cinco dias
francos7
Tasquinhas em A-dos-Francos
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1