Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
18° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C

Terceira idade e vida social: a importância de manter conexões e atividades em grupo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
À medida que se envelhece, é comum enfrentar mudanças significativas na vida social. Por vários motivos, como a reforma, mudança de casa ou perda de entes queridos, as conexões sociais podem tornar-se menos frequentes. No entanto, a vida social é importante em todas as idades, especialmente na terceira idade.

À medida que se envelhece, é comum enfrentar mudanças significativas na vida social. Por vários motivos, como a reforma, mudança de casa ou perda de entes queridos, as conexões sociais podem tornar-se menos frequentes. No entanto, a vida social é importante em todas as idades, especialmente na terceira idade.

Manter conexões e atividades em grupo na terceira idade pode ter benefícios significativos para a saúde. Contudo, é importante reconhecer que a vida social pode ser mais desafiadora na terceira idade.

Algumas pessoas podem sentir-se isoladas devido à perda de amigos ou familiares. Além disso, a mobilidade limitada e outras condições de saúde podem tornar mais difícil a participação em atividades sociais. No entanto, é importante não desistir de manter as conexões sociais e encontrar maneiras de se envolver em atividades em grupo.

Por que os idosos isolam-se?

Com o aumento da esperança média de vida, a solidão entre os idosos é cada vez mais comum. Como consequência, existe a diminuição da qualidade de vida e o aparecimento de doenças.

Entre as principais causas do isolamento dos idosos, estão:

  • Abandono pela família;
  • Reforma e perda de sensação de utilidade social;
  • Perda de um familiar, especialmente do cônjuge.

Além disso, algumas patologias que levem a que o idoso acame podem estar na origem do isolamento social, seja por impossibilidade de se deslocar, seja devido às dores ou desconforto que sente.

Nestes casos, o melhor é apostar em mobiliário geriátrico, como camas elétricas articuladas ou camas articuladas para idosos, pois conseguem proporcionar conforto e aumentar o bem-estar do idoso.

Quais as consequências da solidão na terceira idade?

Uma vez que pode condicionar o bem-estar físico e mental, o isolamento no idoso pode levar ao stress crónico, afetando o sistema endócrino e imunológico. Como consequência, podem surgir diferentes doenças.

Por que se deve manter uma vida social ativa na terceira idade?

Uma das principais razões pelas quais manter conexões sociais é tão importante na terceira idade é porque isso pode ajudar a prevenir a solidão, um problema crescente entre os idosos.

Alguns estudos mostram que a solidão pode ter efeitos negativos significativos na saúde física e mental. Aí, manter conexões sociais pode ajudar a combater a solidão, oferecendo uma sensação de apoio, companheirismo e um senso de propósito.

1. Melhora a saúde física

Por outro lado, manter conexões sociais pode ajudar a melhorar a saúde física na terceira idade.

Participar de atividades em grupo pode ajudar a manter a mobilidade, fortalecer a musculatura e melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, as atividades em grupo podem ser uma ótima maneira de manter-se ativo e envolvido num estilo de vida saudável.

2. Melhora a saúde mental

A terceira idade pode ser um período de transição e mudança, e manter conexões sociais pode ajudar a lidar com essas mudanças.

Participar de atividades em grupo pode ajudar a manter a mente ativa e a combater o tédio. Além disso, as conexões sociais podem dar um senso de propósito e uma sensação de pertença a uma comunidade.

Como manter uma vida social ativa na terceira idade?

Existem muitas maneiras de manter conexões sociais na terceira idade. Grupos de interesse comum, clubes, organizações religiosas e atividades recreativas são apenas algumas das opções disponíveis.

Em alternativa, a internet pode ser uma ferramenta valiosa para manter conexões sociais, permitindo a comunicação com amigos e familiares, mesmo que eles estejam fisicamente distantes.

Formas de melhorar a vida social na terceira idade

Além das alternativas anteriores, deve procurar proporcionar bem-estar ao idoso, seja recorrendo a uma cama elétrica para proporcionar conforto durante o sono, seja recorrendo a uma alimentação saudável.

Por outro lado, existem dicas que podem melhorar as capacidades sociais do idoso, mantendo-o ativo:

  • Adotar um animal;
  • Fazer voluntariado;
  • Frequentar um curso.

Conclusão

Em suma, manter conexões sociais e atividades em grupo é importante para a saúde e o bem-estar dos idosos na terceira idade, pois ajuda a prevenir a solidão, melhorar a saúde física e mental.

Por outro lado, ajuda a proporcionar um senso de propósito e pertença, fazendo com que se sintam integrados na sociedade.

Assim sendo, é importante para os idosos encontrar maneiras de se envolver em atividades em grupo, mesmo que isso signifique sair da zona de conforto ou enfrentar desafios. Com esforço e dedicação, é possível manter uma vida social ativa e satisfatória na terceira idade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural comemora os 50 Anos do 25 de Abril e questiona papel das escolas

Uma homenagem ao 25 de Abril e, ao mesmo tempo, uma forma de questionar o papel da escola e da sociedade na formação dos jovens, é o objetivo do mural “Janelas da Liberdade”, inaugurado a 13 de junho na escola secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

muraliberdade1

Alunos da ETEO apresentaram projetos inovadores para potenciar turismo da região

O empreendedorismo jovem esteve em evidência no dia 12 de junho na Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) com a apresentação dos projetos das Provas de Aptidão Profissional (PAP) de dezfinalistas (3º ano) do Curso Técnico de Turismo, com a apresentação de dez ideias de negócio para desenvolver o turismo.

ETEO 1