A GNR realizou a operação “Páscoa 2023” entre 6 e 11 de abril para que este período festivo fosse passado em segurança. Na A8, em Tornada, nas Caldas da Rainha, houve uma atenção redobrada aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente em relação ao excesso de velocidade, tendo havido muitas autuações.
Mais movimento, mais risco de perigo na estrada. Daí a atenção particular neste período festivo a infrações que possam colocar em causa a segurança de terceiros e a dos próprios condutores e passageiros. O Destacamento de Trânsito de Leiria da GNR esteve no passado domingo de páscoa nas portagens da A8, em Tornada, no sentido norte-sul, a fiscalizar o excesso de velocidade.
Foram muitos os condutores mandados parar e obrigados ao pagamento de coimas, oportunidade para a GNR alertar para uma das principais causas de acidentes: Adequar a velocidade ao volume de tráfego rodoviário e não ultrapassar o limite permitido.
“No dia a dia encontramos bastantes comportamentos inadequados durante a condução, mas particularmente nesta época festiva encontram-se sobretudo ligados ao aumento de tráfego rodoviário. A condução com excesso de velocidade é das infrações mais verificadas nesta época do ano”, relatou o capitão Ricardo Vieira, do Destacamento de Trânsito de Leiria da GNR.
As contraordenações muito graves em auto-estrada dão origem a pesadas coimas: 60 a 80 quilómetros a mais do que a velocidade permitida levam ao pagamento entre 300 a 1500 euros, e mais de 80 quilómetros vão de 500 a 2500 euros.
As contraordenações graves, entre 30 a 60 quilómetros a mais, são punidas entre 120 e 600 euros.
O excesso do limite máximo de velocidade que configure contraordenação grave ou muito grave é passível ainda de aplicação da sanção acessória de inibição de conduzir e perda de pontos na carta de condução.
São consideradas contraordenações leves as infrações até 30 quilómetros a mais da velocidade permitida. Incorrem ao pagamento de coimas entre 60 e 300 euros.
Durante o período de fiscalização e patrulhamento da operação “Páscoa 2023”, a GNR aconselhou uma “condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança”.
Evitar manobras perigosas e condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas, adotar a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, não utilizar o telemóvel durante a condução, verificar a correta utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, e estar atento às condições de segurança dos veículos, foram outros conselhos dados.
0 Comentários