Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 32° C
19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 34° C
19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 37° C

Diabetes: que futuro?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vanda Jorge, especialista de Medicina Interna no Hospital CUF Torres Vedras e elemento da Comissão organizadora das 1as Jornadas do Oeste do Hospital CUF Torres Vedras, que juntou profissionais de saúde da região, explica que “sede e fome intensas, aumento do débito urinário, perda de peso, fadiga, boca seca e visão turva - de uma forma geral estes são os principais sintomas da diabetes”.
Vanda Jorge defende uma forte sensibilização das pessoas para os fatores de risco, bem como o diagnóstico atempado e tratamento multidisciplinar

Vanda Jorge, especialista de Medicina Interna no Hospital CUF Torres Vedras e elemento da Comissão organizadora das 1as Jornadas do Oeste do Hospital CUF Torres Vedras, que juntou profissionais de saúde da região, explica que “sede e fome intensas, aumento do débito urinário, perda de peso, fadiga, boca seca e visão turva – de uma forma geral estes são os principais sintomas da diabetes”.

“É uma doença metabólica crónica e progressiva, que se carateriza por níveis elevados de glicose no sangue, que ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a consegue utilizar”, indica.

Segundo a especialista, “a incidência e prevalência da diabetes tem aumentado a nível global, em particular associada ao envelhecimento populacional, aumento da obesidade e estilos de vida sedentários. Portugal apresenta uma das mais elevadas taxas de prevalência da diabetes a nível europeu. A sua incidência está a crescer e atinge cerca de 13% da população adulta portuguesa, isto é, mais de um milhão de portugueses”.

“A diabetes é um dos mais importantes problemas de saúde pública, traduzindo-se numa elevada morbilidade e mortalidade. As complicações crónicas da diabetes são multisistémicas e incluem a doença cardiovascular, retinopatia, nefropatia e neuropatia. Estima-se que em Portugal, todos os anos, devido à diabetes, 3000 pessoas ficam cegas, 1300 pessoas são amputadas, 8000 pessoas têm acidentes vasculares cerebrais. Cerca de 1,6 milhões de mortes, por ano, em todo o mundo são diretamente atribuídas a esta doença”, descreve Vanda Jorge.

A médica vinca que o diagnóstico precoce e o tratamento universal “representam claramente uma oportunidade ímpar para reduzir o peso futuro desta doença”.

“A diabetes tem um espetro diversificado de apresentações e manifestações, desde o silêncio subclínico até aos sintomas e sinais decorrentes das suas complicações. O tratamento e monitorização dos doentes com diabetes acompanha essa variabilidade de espetro, através de uma abordagem coordenada e requerendo, frequentemente, a intervenção multidisciplinar”, refere, destacando a “importância da intervenção de várias especialidades médicas envolvidas no tratamento dos doentes com diabetes dentro de uma mesma instituição”, multidisciplinaridade que “deve assentar num pilar fulcral, de que todos os doentes são únicos e as suas metas de tratamento devem ser individuais”.

O Hospital CUF Torres Vedras e a CUF Academic Center organizaram as 1as Jornadas do Oeste para “proporcionar a atualização de conhecimentos e de partilha de experiências, incentivando a formação contínua dos profissionais de saúde”, tendo contado com a participação de vários especialistas da CUF e do Centro Hospitalar do Oeste. O programa incluiu uma abordagem multidisciplinar sobre como cuidar, tratar e vigiar a diabetes em diferentes fases da vida, tendo feito parte a medicina geral familiar, a enfermagem, a medicina interna, a pediatria, a cardiologia, a neurologia, a oftalmologia, a nutrição, a endocrinologia, a urologia, a nefrologia e a ginecologia-obstetrícia.

“O futuro da diabetes requer uma forte sensibilização das pessoas para os fatores de risco, bem como para a importância do diagnóstico atempado e tratamento multidisciplinar. Acredito que este seja parte do caminho para diminuirmos a incidência, a morbilidade e a mortalidade desta doença”, afirma Vanda Jorge.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cantor detido por suspeitas de crimes de cariz sexual tinha faltado a concerto nas Caldas

Não foi por faltar aos concertos marcados, como aconteceu em Laranjeira, nas Caldas da Rainha, no dia 13 de julho, que o cantor Miguel Bravo foi detido no passado sábado pela Polícia Judiciária, mas pelas suspeitas da prática de três crimes de abuso sexual de crianças e de três crimes de pornografia de menores agravados.

bravo

Carros alvo de vandalismo em parque de estacionamento

Cerca de duas dezenas de viaturas foram vandalizadas em dois dias da semana passada num parque de estacionamento público de Peniche, deixando os proprietários indignados e a exigirem que a Câmara instale um sistema de videovigilância e que a PSP intensifique os patrulhamentos.

vandalismo1

Ferido grave morreu no hospital

O homem que no passado dia 16 tinha sofrido ferimentos graves na sequência do despiste da scooter que conduzia junto à rotunda na Rua Leonel Sotto Mayor, na cidade das Caldas da Rainha, acabou por morrer no hospital.

morreu