Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 32° C
19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 34° C
19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 37° C

Plano de Saúde vai permitir descontos em prestadores de serviços

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Plano de Saúde para a população residente no concelho de Óbidos foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal, com o objetivo de permitir o acesso a serviços de saúde com descontos em prestadores que constem da rede disponibilizada.
Haverá acesso a serviços de saúde com descontos em prestadores que constem da rede disponibilizada

O Plano de Saúde para a população residente no concelho de Óbidos foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal, com o objetivo de permitir o acesso a serviços de saúde com descontos em prestadores que constem da rede disponibilizada.

Segundo o documento levado a votação, “atualmente, e sem que se perspetive resolução em tempo breve, verifica-se no concelho de Óbidos uma ausência prolongada de médicos de família”, com “equipas debilitadas”, “com falhas no acesso a consultas de medicina geral e familiar e a consultas das especialidades médicas, em áreas tão importantes como a saúde infantil e a saúde materna, atrasos na realização de exames, falhas na prestação de cuidados de enfermagem e outros serviços inerentes à prestação de cuidados de saúde à população”.

Por essa razão, o Município de Óbidos é “chamado à urgente tomada das medidas que estejam ao seu alcance com vista à prestação de cuidados de saúde e acesso à sua população”. No quadro das respetivas atribuições e competências previstas na lei, foi criado um Plano de Saúde “para a população residente no concelho de Óbidos e aí recenseada, que consista no acesso a serviços de saúde com descontos para os munícipes face aos preços habitualmente praticados, em rede de prestadores de serviços disponibilizada no Plano de Saúde a contratar”.

Este Plano de Saúde compreende consultas de clínica geral, medicina dentária, oftalmologia, cardiologia, nutrição, psicologia, terapia da fala, pediatria, ginecologia-obstetrícia, dermatologia, fisioterapia e consultas ao domicílio.

Está ainda prevista enfermagem ao domicílio, vídeo-consultas, aconselhamento médico telefónico gratuito, exames de diagnóstico, fisioterapia ao domicílio, assistência a idosos e dependentes, acompanhamento pós-cirúrgico, check-up anual e transporte de urgência.

Haverá igualmente redes convencionadas com farmácias e óticas, rede de bem-estar, medicamentos ao domicílio e a disponibilização de um médico de clínica geral cinco horas por dia, quatro vezes por semana, e de dois enfermeiros 40 horas por semana cada, no concelho.

Este ponto gerava no presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, expetativa de votação unânime pela Assembleia, o que não se veio a verificar, mas o Plano de Saúde vai avançar, tendo sido aprovado por maioria, com quinze votos a favor (dez votos dos deputados do PSD e cinco votos dos presidentes de Junta de Freguesia de A-dos-Negros, Gaeiras, Olho Marinho, Usseira e Vau), três votos contra de deputados do PS e nove abstenções (seis da bancada do PS, um do Chega e dois dos presidentes das Juntas de Freguesia da Amoreira e de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa).

Quase 3 mil utentes sem médico

O problema de falta de médicos de família no Centro de Saúde de Óbidos levou os deputados do PSD do distrito de Leiria na Assembleia da República a interpelarem o ministro da saúde, tendo o gabinete do governante revelado que 2.948 dos 8.757 utentes inscritos nas unidades do concelho não têm médico de família atribuído, ou seja, 33,7% do total, de acordo com dados de 2 de fevereiro.

Indicando que o ministro tem “acompanhado com grande preocupação” a situação, que se “insere na problemática geral de carência de médicos de família, especialmente sentida nesta região do país”, o gabinete descreveu que o concelho de Óbidos dispõe de uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) com cinco pontos de prestação de cuidados de saúde (Óbidos, Amoreira, A-dos-Negros, Olho Marinho e Vau), estando presentemente a sede, em Óbidos, encerrada por motivo de obras de requalificação.

A UCSP tem uma equipa formada por três médicos de medicina geral e familiar, cinco enfermeiros e cinco assistentes técnicos, sendo “necessário o recrutamento de, pelo menos, mais um médico, para fazer face ao número de utentes ainda sem médico de família atribuído”, indicou o gabinete do ministro.

Para fazer face às limitações existentes, o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte “tem em curso o reforço do número de horas de prestação de serviços médicos por via do acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e o reforço da componente de vigilâncias e valências com recurso a horas de trabalho suplementar”.

Foi esta a resposta dada aos deputados Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques e João Barreiras Duarte.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cantor detido por suspeitas de crimes de cariz sexual tinha faltado a concerto nas Caldas

Não foi por faltar aos concertos marcados, como aconteceu em Laranjeira, nas Caldas da Rainha, no dia 13 de julho, que o cantor Miguel Bravo foi detido no passado sábado pela Polícia Judiciária, mas pelas suspeitas da prática de três crimes de abuso sexual de crianças e de três crimes de pornografia de menores agravados.

bravo

Carros alvo de vandalismo em parque de estacionamento

Cerca de duas dezenas de viaturas foram vandalizadas em dois dias da semana passada num parque de estacionamento público de Peniche, deixando os proprietários indignados e a exigirem que a Câmara instale um sistema de videovigilância e que a PSP intensifique os patrulhamentos.

vandalismo1