O caldense João Almeida (UAE Team Emirates) foi o melhor português na 49.ª Volta ao Algarve em bicicleta, acabando na sexta posição da geral final, a 40 segundos do vencedor. Numa das etapas ficou em segundo lugar.
Com 19 corredores do top 100 mundial presentes, começando por Stefan Kung (Groupama-FDJ), nº 8, e passando por Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), nº 10, Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team), nº 12, Daniel Felipe Martínez (INEOS Grenadiers), nº 14, Jai Hindley (BORA-hansgrohe), nº 20, Valentin Madouas (Groupama-FDJ), nº 34, Thymen Arensman (INEOS Grenadiers), nº 36, até chegar a João Almeida, nº 41, a Volta ao Algarve terminou com a vitória do colombiano Daniel Martínez. A dois segundos ficou o seu colega de equipa na INEOS Grenadiers, o italiano Filippo Ganna, que era apontado com o principal candidato ao triunfo.
O terceiro foi o belga Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step), a 15 segundos. À frente de João Almeida ficaram ainda Tobias Foss (Jumbo-Visma), a 22 segundos do 1º, e Stefan Kung (Groupama-FDJ), a 26 segundos.
Magnus Cort Nielsen (EF Education-EasyPost) conquistou a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos, Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) ficou com a Camisola Azul Cyclin’Portugal, da montanha, Oscar Onley (Team DSM) venceu a Camisola Branca IPDJ, de melhor sub-23, e a INEOS Grenadiers impôs-se coletivamente. A UAE Team Emirates, equipa de João Almeida, ficou em 10º.
O norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team) ganhou no dia 15 a primeira etapa, sendo o mais veloz no sprint de Lagos, depois de percorridos 200,2 quilómetros, desde Portimão. João Almeida foi 52º, com o mesmo tempo do vencedor.
Na segunda etapa, uma ligação de 186,3 quilómetros entre Sagres e o alto da Fóia, o dinamarquês Magnus Cort Nielsen (EF Education-EasyPost) passou para o topo da classificação geral. João Almeida foi 14º, a dois segundos do vencedor da etapa.
Magnus Cort também venceu a terceira etapa, de Faro a Tavira (203,1 quilómetros), com João Almeida em 42º, com o mesmo tempo do vencedor.
Foi na quarta etapa, uma ligação de 177,9 quilómetros entre Albufeira e o alto do Malhão, que João Almeida alcançou a melhor posição – o 2º lugar, atrás do britânico Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers), a um segundo de diferença.
Na última etapa, de Lagoa a Lagoa (24,4 quilómetros) triunfou Stefan Kung e o caldense ficou em 13º, a um minuto e doze segundos.
0 Comentários