Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Lar ilegal e sem condições mínimas fechado pela Segurança Social

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A situação de ilegalidade e o incumprimento de vários requisitos para o funcionamento alvo de uma ação inspetiva levaram na passada sexta-feira a Segurança Social mandar encerrar um lar onde se encontravam 35 idosos na aldeia de Geraldes, no concelho de Peniche.
Lar de idosos encerrado em Geraldes, no concelho de Peniche

A situação de ilegalidade e o incumprimento de vários requisitos para o funcionamento alvo de uma ação inspetiva levaram na passada sexta-feira a Segurança Social mandar encerrar um lar onde se encontravam 35 idosos na aldeia de Geraldes, no concelho de Peniche.

A falta de licenciamento e a inexistência de condições mínimas justificaram a medida. Em causa estarão questões relacionadas  com higiene e alimentação.

Os idosos foram retirados do local, sendo redistribuídos por outros lares ou levados pelos familiares. Quatro idosos foram transportados para hospitais para acautelar situações de saúde, como aconteceu com a mãe de Cristina Silva, que relatou que descobriu que ela tinha uma grande ferida na anca, precisando de melhores cuidados.” Não me deixavam tocar na minha mãe, mas observei que ela tinha uma grande ferida na anca e escaras, precisando de melhores cuidados”, revelou, adiantando que “para além da arrogância com que o pessoal do lar falava connosco, até a comida e a água tínhamos de trazer”.

Maria Lopes, que tinha a mãe e o padrasto no lar, contou que “ultimamente eles relatavam que comiam mal e que não havia higiene nenhuma, e confirmámos que o colchão do meu padrasto estava todo roto”. “Nós, familiares, estávamos a tratar de reunir com a direção para falar sobre isso”, indicou.

O encerramento foi determinado na sequência de uma fiscalização da Segurança Social, na manhã de sexta-feira, após uma denúncia. Foi pedido o apoio da GNR para acompanhar a ação e no final foi dada ordem para o fecho com caráter de urgência, o que aconteceu de seguida também com a presença da Proteção Civil e dos bombeiros de Peniche, que transportaram alguns idosos.

Os proprietários do lar não quiseram prestar declarações à imprensa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1