Um barco de pesca encalhou na madrugada desta terça-feira a sul da Consolação, ao largo de Peniche, com cinco pescadores a bordo, que conseguiram chegar a terra sem problemas numa balsa salva-vidas.
O “Avô Rita”, embarcação de pesca com 17 metros de comprimento, navegava ao largo de Peniche, aproximando-se de terra, quando, cerca da uma e meia da manhã, encalhou, numa zona rochosa.
Os cinco pescadores verificaram que estavam a cerca de vinte metros da costa e lançaram ao mar a balsa salva-vidas, através da qual saíram do barco, junto a uma zona rochosa de difícil acesso e, em segurança, chegaram a terra com o apoio dos elementos da Polícia Marítima.
Na sequência do alerta emitido pelp mestre da embarcação, foram de imediato ativados para o local elementos da Estação Salva-vidas de Peniche, do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche.
À sua espera já tinham uma ambulância dos bombeiros, mas não foi necessária qualquer intervenção, porque os homens, com idades entre 44 e 57 anos, não apresentavam qualquer ferimento ou estado de hipotermia.
Quanto ao barco, matriculado no porto de Peniche, foi apresentado pelo armador à capitania um plano de remoção, aproveitando o período de praia-mar, ao final da manhã. Não houve risco de poluição.
Depois de desencalhado foi rebocado para o porto de Peniche, para ser alvo de uma vistoria a fim de assegurar as condições de navegabilidade e ser feita a avaliação dos estragos.
A capitania já abriu um processo de inquérito de sinistro marítimo para apurar as causas deste acidente, revelou o comandante Simas Silva.
0 Comentários