Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

EHTO recebeu a “Final Nacional Eco-Cozinheiros”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi palco pela primeira vez, na passada quinta-feira, da “Final Nacional Eco-Cozinheiros”, na categoria Ensino Profissional, reunindo equipas de quatro alunos de nove escolas de diversos pontos do país com cursos da área de restauração, que tiveram de confecionar ao vivo “eco-ementas”.
Grupo de alunos que participou na “Final Nacional Eco-Cozinheiros”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi palco pela primeira vez, na passada quinta-feira, da “Final Nacional Eco-Cozinheiros”, na categoria Ensino Profissional, reunindo equipas de quatro alunos de nove escolas de diversos pontos do país com cursos da área de restauração, que tiveram de confecionar ao vivo “eco-ementas”.

Esta atividade, que se inseriu no âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, promovido pelo Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tem como objetivo “um conjunto de desafios que pretende motivar os jovens, professores e famílias para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável, por forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia”, explicou o diretor da escola anfitriã, Daniel Pinto, que pelo oitavo ano consecutivo é parceira neste projeto.
Na iniciativa participaram cerca de 40 alunos de nove escolas finalistas do projeto, no qual as equipas compostas por quatro alunos vindos de diversos pontos do país tiveram de cozinhar, ao vivo, e de apresentar as suas “eco-ementas” ao júri, que avaliou a sustentabilidade, a criatividade e a qualidade nutricional das mesmas. Todas as ementas que foram apresentadas consistiram numa refeição completa, composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida. Os ingredientes utilizados deveriam estar em consonância com as estações primavera/verão.
A par disso, as “eco-ementas” tinham como obrigatoriedade a apresentação de propostas com base na dieta mediterrânica peixe e ainda serem exequíveis, numa cantina e restaurantes pedagógicos das escolas. Das nove equipas que participaram no concurso, apenas cinco foram distinguidas na final, tendo a Escola Secundária Dra. Laura Ayres, sido a grande vencedora desta edição.
Além dos prémios, também foram atribuídas duas menções honrosas à Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e à Escola Profissional Infante D. Henrique.
Para entidade responsável pela atividade, “os alunos estiveram todos de parabéns pelo resultado extraordinário alcançado, demonstrando desta forma o seu talento, dedicação e sensibilidade para a realização de uma alimentação cada vez mais saudável”.
Para Daniel Pinto foi “um momento de energia positiva para toda a comunidade educativa, alunos, professores e técnicos, transmitindo uma ideia de ecologia, respeito pela natureza, alimentação saudável e sustentável”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos